Pular para o conteúdo principal

WORLD TRADE CENTER MEMORIAL – REFLECTING ABSENCE


Em abril de 2003 a municipalidade de Nova Iorque, representada pelo “Lower Manhattan Development Corporation”, lançou o que se tornou o maior concurso de arquitetura da história. Com a participação de seis continentes e 63 países, 5.201 equipes submeteram propostas para o “World Trade Center Site Memorial Competition”, que tinha como objetivo selecionar o melhor projeto de um memorial em homenagem às vítimas dos atentados de 11 de Setembro de 2001 e de 26 de Fevereiro de 1993.
O concurso foi aberto e realizado em duas etapas. Para a primeira etapa, baseada no anonimato, os concorrentes deveriam enviar propostas conceituais em uma única prancha. Ao final da primeira etapa o Júri selecionou oito finalistas que passaram à segunda etapa, durante a qual os finalistas desenvolveram seus conceitos iniciais. O projeto vencedor, anunciado em janeiro de 2004 e intitulado “Reflecting Absence“, é de autoria do arquiteto Michael Arad em conjunto com o paisagista Peter Walker. O memorial – primeira parte do projeto – é inaugurado nesta data – 11 de setembro de 2011 – que marca o décimo aniversário do atentado de 2001. Para mais informações acesse aqui a página do 9/11 Memorial.
Veja a seguir extratos da Ata da Comissão Julgadora:
“O Júri enfatiza, antes de tudo, que utilizou o tempo que foi necessário para a avaliação e decisão final entre os 5.201 projetos submetidos, originados de 63 países. De todos os projetos, consideramos que “Reflecting Absence”, de Michael Arad, em conjunto com o paisagista Peter Walker, atende de forma mais eloquente as intimidantes porém absolutamente necessárias demandas deste memorial. Em sua articulação ao mesmo tempo simples e poderosa dos vestígios das Torres Gêmeas, “Reflecting Absence” transformou os vazios deixados pela destruição em símbolos essenciais do sentimento de perda. Ao permitirem que a ausência fale por si mesma, os autores do projeto fizeram da força desses vestígios a base conceitual deste memorial. Em sua essência, este memorial está fundamentado nos eventos reais e nos conectam à lembrança da destruição das torres e, mais importante, às vidas que foram perdidas.
Na descida para o nível abaixo da rua, em direção aos vestígios deixados pelas torres perdidas, descobrimos que a ausência se torna palpável à medida em que se observa e se ouvem as finas camadas de água que caem nos espelhos d’água, cada um com um vazio em sua área central. Podemos ver o céu, agora expressamente delineado pelo perímetro dos vazios, através do véu de cascatas. (…) Se por um lado os vestígios das torres são marcados pelos vazios, a praça circundante inclui um bosque, como afirmaçãoo tradicional de vida e renascimento. As árvores, como a memória em si, demandam o cuidado e atenção daqueles que as visitam e guardam, e lembram a vida em sua forma viva, servindo como representação viva da destruição e da renovação da vida, em seus ciclos anuais. O resultado é um memorial que expressa tanto a incalculável perda de vidas, como o consolo da regeneração. O memorial não apenas cumpre com a missão de preservar os vestígios, de celebrar as vítimas individualmente e de permitir acesso aos alicerces, mas também reconecta o lugar com o tecido urbano da cidade e com a comunidade urbana.”
Veja a seguir vídeo (animação) do projeto “Reflecting Absence”, vencedor do Concurso para o Word Trade Center Site Memorial:
Para mais informações sobre o concurso, inclusive regulamento, memorial descritivo do projeto vencedor, ata da Comissão Julgadora na íntegra, projetos finalistas e para avisualização de todos os 5.201 projetos concorrentes, visite a página oficial doWorld Trade Center Memorial Site Competition.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios