Pular para o conteúdo principal

Casa Zero Energia em Orleans, Massachussets - Construção recebe o Leed Gold para residências


Projeto da Zero Energy Design leva a certificação LEED Gold
(crédito: Fotos: Michael J Lee)
A ZED (Zero Energy Design)   assina o projeto de recuperação e ampliação desta residência cuja construção data de 1958. Na ocasião, os pais do atual cliente, um botânico e o outro matemático, seguiam o calendário acadêmico que lhes permitia passar os verões na cobertura da casa que então era alugada. Com o tempo, a residência de veraneio tornou-se ponto de encontro dos vários membros da família.
A residência depois da reforma e ampliação, que inclusive conquistou a certificação Gold do LEED, continua como o legado de uma casa moderna e artística e agregou o status de casa sustentável. Os novos recursos  tecnológicos garantem a  qualidade do ar interior sempre saudável, difusores no piso proporcionam temperaturas confortaveis e estáveis e os  sistemas de energia renovável  oferece desempenho energético excepcional,.

No nível do solo, uma varanda aberta proporciona interação do ambiente  interno com o externo, com total segurança. Um deck  com escadas, que também pode ser usado como assento para eventos maiores da família, leva à área externa. A plataforma do telhado, no segundo andar, oferece a proximidade das copas das árvores, portas de vidro com trilhos se abrem para o desfrute de uma magnífica vista. A cozinha ao ar livre complementa a paisagem bucólica.. Contíguo à plataforma do telhado há ainda um  telhado verde que além da estética agradável tem a função de isolamento térmico, economiza  energia e proporciona a retenção das águas pluviais para reúso. O telhado no segundo nível possui painéis de energia solar que produz  30% da eletricidade consumida pela casa.
O quarto principal tem vista para um lago e as janelas em lados opostos da cama, duas no nível do chão e uma perto do teto, incentivam a ventilação passiva com ar frio nas noites quentes de verão.
O living constitui o "coração" da casa e desempenha multi funções como área para cozinhar, fazer as refeições e relaxar. Armários escondem uma grande despensa dentro da parede. Prateleiras abertas oferecem acesso rápido aos utensílios de cozinha e o generoso balcão facilita a preparação e manipulação dos alimentos.
A construção da casa possui ainda elementos estruturais para resistir a furacões e janelas que suportam as tempestades costeiras. Além disso spray de espuma de isolamento nas cavidades das paredes, e um mix de fibrocimento e tapume do cedro no exterior para garantir maior durabilidade e baixa manutenção. O acabamento do piso é  composto de bambu, azulejos de travertino nas entradas e telha de vidro reciclado nos banheiros. O material do deck da varanda e do telhado  possuem certificação FSC (Forest Stewardship Council).
Construção para a casa foi concluída pela  Cabo Associates de Eastham, MA. O projeto possui a certificação  Energy Star e também o  LEED Gold para residências.
Ficha técnica básica:
Área:  186 m2
Dependências: 3 Quartos, 2 Banheiros, living multi uso, cozinha externa, varanda aberta, Home Office, deck no telhado, telhado verde.
Energia: Energia solar, sistema de Água Quente Solar sondado, pisos radiantes, Hydro Air System, ventilador de recuperação de energia, célula de isolamento de espuma Spray.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios