A ZED (Zero Energy Design) assina o projeto de recuperação e ampliação desta residência cuja construção data de 1958. Na ocasião, os pais do atual cliente, um botânico e o outro matemático, seguiam o calendário acadêmico que lhes permitia passar os verões na cobertura da casa que então era alugada. Com o tempo, a residência de veraneio tornou-se ponto de encontro dos vários membros da família.
A residência depois da reforma e ampliação, que inclusive conquistou a certificação Gold do LEED, continua como o legado de uma casa moderna e artística e agregou o status de casa sustentável. Os novos recursos tecnológicos garantem a qualidade do ar interior sempre saudável, difusores no piso proporcionam temperaturas confortaveis e estáveis e os sistemas de energia renovável oferece desempenho energético excepcional,.
No nível do solo, uma varanda aberta proporciona interação do ambiente interno com o externo, com total segurança. Um deck com escadas, que também pode ser usado como assento para eventos maiores da família, leva à área externa. A plataforma do telhado, no segundo andar, oferece a proximidade das copas das árvores, portas de vidro com trilhos se abrem para o desfrute de uma magnífica vista. A cozinha ao ar livre complementa a paisagem bucólica.. Contíguo à plataforma do telhado há ainda um telhado verde que além da estética agradável tem a função de isolamento térmico, economiza energia e proporciona a retenção das águas pluviais para reúso. O telhado no segundo nível possui painéis de energia solar que produz 30% da eletricidade consumida pela casa.
O quarto principal tem vista para um lago e as janelas em lados opostos da cama, duas no nível do chão e uma perto do teto, incentivam a ventilação passiva com ar frio nas noites quentes de verão.
O living constitui o "coração" da casa e desempenha multi funções como área para cozinhar, fazer as refeições e relaxar. Armários escondem uma grande despensa dentro da parede. Prateleiras abertas oferecem acesso rápido aos utensílios de cozinha e o generoso balcão facilita a preparação e manipulação dos alimentos.
A construção da casa possui ainda elementos estruturais para resistir a furacões e janelas que suportam as tempestades costeiras. Além disso spray de espuma de isolamento nas cavidades das paredes, e um mix de fibrocimento e tapume do cedro no exterior para garantir maior durabilidade e baixa manutenção. O acabamento do piso é composto de bambu, azulejos de travertino nas entradas e telha de vidro reciclado nos banheiros. O material do deck da varanda e do telhado possuem certificação FSC (Forest Stewardship Council).
Construção para a casa foi concluída pela Cabo Associates de Eastham, MA. O projeto possui a certificação Energy Star e também o LEED Gold para residências.
Ficha técnica básica:
Área: 186 m2
Dependências: 3 Quartos, 2 Banheiros, living multi uso, cozinha externa, varanda aberta, Home Office, deck no telhado, telhado verde.
Energia: Energia solar, sistema de Água Quente Solar sondado, pisos radiantes, Hydro Air System, ventilador de recuperação de energia, célula de isolamento de espuma Spray.
Fonte: e/a Engenharia & Arquitetura
Comentários
Postar um comentário