Pular para o conteúdo principal

Centro Aquático dos Jogos Olímpicos de Londres


O telhado em curva
(crédito: © Hufton + Corvo do Aquatics Centre London)
O conceito arquitetônico do Centro Aquático de Londres é inspirado na geometria da água em movimento, criando espaços e ambiente envolventes que refletem a paisagem ribeirinha próxima do Parque Olímpico. Um telhado ondulado parte do chão como uma onda, envolvendo as piscinas do Centro com um gesto unificado de fluidez, ao mesmo tempo que emoldura o volume das piscinas de natação e de mergulho.
O Centro Aquático tem um projeto flexível para acomodar tanto os 17.500 espectadores dos Jogos de Londres de 2012, quanto para utilização do legado após os jogos.
A piscina de mergulho
(crédito: © Hufton + Corvo do Aquatics Centre London)
Contexto do local de implantação do Centro Aquático
O Centro Aquático está dentro do Plano Mestre do Parque Olímpico. Posicionado na margem sudeste do Parque, próximo a Stratford, o novo acesso de pedestres ao Parque Olímpico através da ponte leste-oeste (Stratford City Bridge), passará diretamente sobre o Centro como um portão principal para o Parque. Várias pontes menores de pedestres, sobre o canal, também farão a conexão com o Parque Olímpico.
O Centro Aquático é um dos principais espaços públicos dentro do Parque Olímpico e estratégico dentro de planejamento de Stratford City por fazer a ligação leste-oeste da Stratford City Bridge com a continuação do Parque Olímpico ao longo do canal.

Layout do Centro AquáticoO Centro Aquático foi planejado em um eixo ortogonal perpendicular à Stratford City Bridge. Todos as três piscinas estão alinhadas sobre esse eixo. A piscina de treinamento está localizada sob a ponte, com as de competição e mergulho localizadas dentro do grande hall das piscinas, que é delimitado pelo telhado. A estratégia geral foi a de enquadrar a base do hall como um pódio ligado à Stratford City Bridge.
Este elemento do pódio contém uma variedade de diferentes e celulares elementos dentro de um único volume arquitetônico a ser completamente assimilado pela ponte. O pódio emerge a partir da ponte e espalha-se por todo o hall em direção ao nível inferior do canal.
O hall expressa-se acima do pódio por um grande telhado de arcos ao longo do mesmo eixo das piscinas. Sua forma é determinada pelas linhas de assentos dos 17.500 espectadores na modalidade olímpica. Uma dupla curvatura geométrica foi usada para gerar uma estrutura parabólica em arco que cria as características únicas do telhado. O telhado ondula para diferenciar os volumes das piscinas de competição e de mergulho. Projetado para além do fechamento do salão, o teto se estende para as áreas externas e para a entrada principal na ponte, que permanecerá como o acesso principal após os Jogos. Estruturalmente, o telhado está fundamentado em três posições principais, com a abertura entre o telhado e o pódio sendo usada para acomodar assentos adicionais nos Jogos Olímpicos; mais tarde este espaço receberá uma fachada de vidro.

Projeto: Zaha Hadid Architects
Fonte: Portal EA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt