Pular para o conteúdo principal

Pi, a casa do futuro

Projeto será apresentado no Decathlon Solar 2012

Projeto deverá gerar mais energia do que a que consome
(crédito: Divulgação)
O Grupo de Energia e Construção da Universidade de Zaragoza, Espanha, está projetando um protótipo de habitação sustentável que produz mais energia do que consome, além de não gerar resíduos.  A Casa Pi, como vem sendo chamada, será exibida na Decathlon Solar 2012, uma competição internacional em que as universidades projetam e constroem casas autossuficientes em energia.
O grupo é dirigido pelo Professor José Antonio Turégano, especialista em projetos de habitações e bairros bioclimáticos, e coordenado pelo doutorando Alejandro del Amo, que concentra seus estudos na área de energias renováveis e sua aplicação residencial. Ambos pertencem ao Grupo de Energia e Construção e têm a colaboração de uma equipe multidisciplinar de arquitetos, engenheiros, biólogos, químicos e designers da Universidade de Zaragoza, cada qual contribuindo dentro de sua área de conhecimento.
Durante a última fase da competição, que acontece de 3 a 9 de setembro de 2012 em Madri, a casa será aberta à visitação pública, enquanto se desenvolve a competição em torno dos temas que compõem o concurso: arquitetura, engenharia e construção, eficiência energética, equilíbrio de energia elétrica, conforto ambiental, operação da casa, comunicação e sensibilização social, industrialização e viabilidade de mercado, inovação e sustentabilidade. A competição terá três tipos de pontuação: por tarefas concluídas, medição in loco e avaliação do júri.
Desenho cilíndrico
A Casa Pi, que encontra-se em fase de projeto, é uma casa do tipo unifamiliar em formato cilíndrico. Esta forma foi a escolhida por permitir que se construa mais espaço interno com menor número de paredes expostas às condições climáticas.
A casa está dividida em dois pisos, com uma área de 70 metros quadrados no térreo e outra de 50 metros quadrados no piso superior. O térreo concentra as áreas habitáveis: quartos, cozinha, banheiro e sala de estar. Um pequeno quintal abrigará dois lagos para a fitodepuração, um sistema de eliminação de águas residuais através de pântanos onde se desenvolvem certas plantas aquáticas.
O primeiro andar, um grande vão livre, tem metade de seu espaço ocupado pelas instalações e a outra por um terraço coberto por um teto de placas fotovoltaicas com cerca de 10 KW de potência. Este andar orbitará a trajetória solar de maneira a captar o máximo de radiação possível, maximizando a produção de energia solar fotovoltaica.
Os criadores do Casa Pi, concebida como a habitação ecológica e sustentável para o futuro próximo, planejam instalar o protótipo na Universidade de Zaragoza, onde será utilizada como uma bancada de testes práticos para pesquisadores e empresas. 

Leia mais



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios