Pular para o conteúdo principal

Vida nova para a mais antiga escola da Dinamarca


O edifício da Sølvgade integra-se ao entorno, com um toque modernista
(crédito: C.F.Moller)
Mais antiga escola da Dinamarca, a Sølvgade foi construída em 1847, perto do King Christian IV, histórico quartel naval em Nyboder, Copenhague, tendo sofrido durante muitos anos com a falta de instalações modernas e espaçosas. O escritório de arquitetura C.F. Møller fez uma cuidadosa renovação do prédio, adicionando uma extensão que, pela forma e cores, compõe com o ambiente e acrescenta um toque modernista à escola.
"A idéia foi criar um edifício que fala a língua das crianças - colorida e musical. Mas ao mesmo tempo, o edifício deve corresponder-se com o entorno, integrando-se ao ambiente histórico", diz Lone Wiggers, arquiteto associado do escritório.
A fachada dupla proporciona excelente isolamento térmico e acústico
(crédito: C.F.Moller)
A escola Sølvgade é cercada por edifícios históricos e parques como Nyboder e o Castelo de Rosenborg, com seus jardins circundantes, o Kongens Have. Próximo, também, o Dronningegården (1948-1953), importante complexo residencial modernista projetado pelos arquitetos C.F. Møller e Kay Fisker.
Uma animada inclinação modernista
O novo edifício de seis andares, com a sua surpreendente fachada de vidro, dá um alegre toque modernista à Sølvgade, mas integrado ao ambiente histórico através das suas formas inclinadas e o esquema de cores relacionado aos tons pastéis do  Nyboder.
No interior, repete-se a disposição do layout da planta baixa, com suas inclinações e angulações e o mesmo esquema de cores, ligando exterior e interior, para criar um ambiente inspirador e dinâmico para a aprendizagem.
Uso mínimo de energia e conforto térmico ideal
A fachada, em dupla camada, cria um prédio altamente isolado, minimizando o ruído do tráfego e favorecendo a ventilação natural. O conceito de ventilação híbrida, que combina ventilação natural e mecânica, minimiza o uso de energia e cria um clima interior ideal, crucial para um bom ambiente de aprendizagem. Ao todo, o consumo de energia não ultrapasse 68 kWh/m2/ano.


Créditos do projeto
Projeto: Escola Sølvgade
Endereço: Sølvgade 16, 1307 København K
Tamanho: 4500 m2 (2100 m2 de renovação e 2400 m2 de construção nova)
Cliente: Cidade de Copenhague e Københavns Ejendomme
Arquiteto: C.F. Møller Architects
Paisagismo: C.F. Møller Architects
Engenharia: Esbensen Rådgivende Ingeniører e Sloth Møller
Construção: 2009-2011
Tipo: Renovação e extensão

Fonte: Portal EA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt