Pular para o conteúdo principal

Vida nova para a mais antiga escola da Dinamarca


O edifício da Sølvgade integra-se ao entorno, com um toque modernista
(crédito: C.F.Moller)
Mais antiga escola da Dinamarca, a Sølvgade foi construída em 1847, perto do King Christian IV, histórico quartel naval em Nyboder, Copenhague, tendo sofrido durante muitos anos com a falta de instalações modernas e espaçosas. O escritório de arquitetura C.F. Møller fez uma cuidadosa renovação do prédio, adicionando uma extensão que, pela forma e cores, compõe com o ambiente e acrescenta um toque modernista à escola.
"A idéia foi criar um edifício que fala a língua das crianças - colorida e musical. Mas ao mesmo tempo, o edifício deve corresponder-se com o entorno, integrando-se ao ambiente histórico", diz Lone Wiggers, arquiteto associado do escritório.
A fachada dupla proporciona excelente isolamento térmico e acústico
(crédito: C.F.Moller)
A escola Sølvgade é cercada por edifícios históricos e parques como Nyboder e o Castelo de Rosenborg, com seus jardins circundantes, o Kongens Have. Próximo, também, o Dronningegården (1948-1953), importante complexo residencial modernista projetado pelos arquitetos C.F. Møller e Kay Fisker.
Uma animada inclinação modernista
O novo edifício de seis andares, com a sua surpreendente fachada de vidro, dá um alegre toque modernista à Sølvgade, mas integrado ao ambiente histórico através das suas formas inclinadas e o esquema de cores relacionado aos tons pastéis do  Nyboder.
No interior, repete-se a disposição do layout da planta baixa, com suas inclinações e angulações e o mesmo esquema de cores, ligando exterior e interior, para criar um ambiente inspirador e dinâmico para a aprendizagem.
Uso mínimo de energia e conforto térmico ideal
A fachada, em dupla camada, cria um prédio altamente isolado, minimizando o ruído do tráfego e favorecendo a ventilação natural. O conceito de ventilação híbrida, que combina ventilação natural e mecânica, minimiza o uso de energia e cria um clima interior ideal, crucial para um bom ambiente de aprendizagem. Ao todo, o consumo de energia não ultrapasse 68 kWh/m2/ano.


Créditos do projeto
Projeto: Escola Sølvgade
Endereço: Sølvgade 16, 1307 København K
Tamanho: 4500 m2 (2100 m2 de renovação e 2400 m2 de construção nova)
Cliente: Cidade de Copenhague e Københavns Ejendomme
Arquiteto: C.F. Møller Architects
Paisagismo: C.F. Møller Architects
Engenharia: Esbensen Rådgivende Ingeniører e Sloth Møller
Construção: 2009-2011
Tipo: Renovação e extensão

Fonte: Portal EA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios