Pular para o conteúdo principal

Procel publica guias técnicos de eficiência energética em edifícios


Brasil - O Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) lançou, na seção de publicações técnicas do Procel Info, sete guias técnicos relacionados à questão de eficiência energética em edificações. A publicação de tais guias pretende incentivar e disseminar os conceitos de eficiência energética em edificações no setor da construção civil. Os guias abordam diferentes aspectos do assunto, estando divididos em: Acústica Arquitetônica, Clima Urbano e Eficiência Energética nas Edificações, Desempenho Térmico e Eficiência Energética nas Edificações, Eficiência Energética em Edificações e Equipamentos Eletromecânicos, Eficiência Energética nos Edifícios e Sustentabilidade no Ambiente Construído, Iluminação Natural e Artificial e, por fim, Ventilação Natural em Edificações.

No guia de Acústica Arquitetônica, conceitos e definições sobre a acústica aplicada à arquitetura e à construção civil são apresentados, com uma análise sobre a produção, a propagação e a recepção de sons.

As características de materiais de construção, seu desempenho e uma correta especificação para o conforto ambiental, bem como os aspectos envolvidos no processo de produção dos espaços urbanos e os impactos ambientais nas cidades são abordados no guia de Clima Urbano. A publicação apresenta conceitos de clima em conjunto com os de urbanização de modo a possibilitar a coexistência harmônica entre planejamento urbano e qualidade do meio ambiente.

O Guia Procel Edifica - Desempenho Térmico, sugere noções básicas que podem ser incorporadas ao processo de concepção arquitetônica, com informações para o início da abordagem bioclimática do projeto sujeito à climatização mista, com opção prioritária pelo condicionamento natural.

O guia sobre Equipamentos Eletromecânicos apresenta conceitos e características de aparelhos utilizados em edificações como condicionadores de ar, ventiladores de teto e sistemas de iluminação.

No guia de Iluminação é possível encontrar questões e conceitos relativos à iluminação natural e artificial em edificações, e o seu rebatimento na arquitetura como critérios básicos de projeto. O guia oferece também diretrizes para abordagem dos diferentes assuntos da área de iluminação dos edifícios.

Visando reduzir o impacto ao meio ambiente, o Procel lança também o guia de Sustentabilidade para edifícios. No documento, é possível conhecer diversos conceitos associados ao desenvolvimento sustentável, fundamentalmente mediante o uso eficiente de energia. Além disso oferece um panorama acerca dos impactos das diversas formas de geração de energia, entre outros.

E, apresentando conceitos e aplicações de ventilação natural em ambientes construídos, o guia de Ventilação Natural apresenta alternativas para manter a qualidade do ar e de garantir conforto para os usuários de uma edificação.

Acesse o conteúdo de cada guia: Acústica arquitetônicaClima urbanoDesempenho térmico , EquipamentosSustentabilidade ,Iluminação e Ventilação natural.

Fonte: Procel Info

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt