Pular para o conteúdo principal

Hospital Vitória recebe prêmio de arquitetura corporativa

Projeto é voltado para o bem-estar do paciente e utilização racional de recursos ambientais
 
Projeto privilegia iluminação natural
O Hospital Vitória acaba de receber o VIII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa – uma das mais importantes premiações do setor na América Latina - na categoria Obras Realizadas, no segmento Saúde. Inaugurado em dezembro de 2010, o hospital está localizado no Jardim Anália Franco, Zona Leste de São Paulo.
A cerimônia de entrega foi realizada no hotel Sheraton / WTC em São Paulo, em paralelo ao 42º Simpósio de Negócios na Arquitetura Hospitalar. Ao todo foram 1.120 trabalhos inscritos, sendo que 180 foram selecionados pelo júri técnico, que analisou aspectos como relevância, impacto ao meio ambiente, desafio na concepção e qualidade arquitetônica e construtiva da obra.
“Esta premiação é a coroação de um dos mais importantes projetos de arquitetura hospitalar do Brasil”, afirma o diretor de Projetos, Robson Szigethy, responsável pela obra. “Além disso, é a prova de que acertamos em cheio ao reunir o conceito de beleza, sustentabilidade e atendimento médico de qualidade no projeto do Hospital Vitória”, acrescenta o diretor técnico da instituição, Pedro Fausto.
Hospital possui 28 mil m² e capacidade para até 233 leitos
Com mais de 28 mil m² e capacidade para até 233 leitos, o conceito de arquitetura hospitalar é voltado para garantir o bem-estar do paciente e a utilização racional de recursos ambientais. Entre outros diferenciais, o Hospital conta com jardins e fontes internas, além de uma imponente clarabóia no atrium central e uma fachada envidraçada que favorece a utilização da luminosidade natural e reduz o consumo de energia em até 20%.
Além disso, dispõe de um sistema de captação e reuso que permite o aproveitamento da água da chuva para regar os 1,5 mil m² de jardins e áreas externas, evitando o desperdício e atendendo aos importantes requisitos de uma unidade ecologicamente correta.
Sua arquitetura possui um conceito arrojado e privilegia a conveniência dos pacientes, proporcionando condições de qualidade, acesso e expansão ideais para o perfeito funcionamento das atividades médicas, além de prever a flexibilidade dos espaços para permitir a adequação a diferentes utilizações e a modernização das tecnologias. A decoração do hospital foi desenvolvida por Solange Medina, que teve a preocupação de humanizar os espaços aliando elegância, conforto e harmonia para o bem-estar do paciente.
Para assegurar o perfeito fluxo do hospital, a privacidade e a agilidade dos serviços, o hospital dispõe de quatro elevadores panorâmicos exclusivos para pacientes e acompanhantes. Além disso, possui dois outros elevadores para colaboradores, um com acesso exclusivo para profissionais do serviço de Nutrição e Dietética e um último desenvolvido em ambiente pressurizado, para permitir a retirada com segurança de pacientes em caso de emergência.
Fonte: e&a

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Telhado de Bambu

É muito resistente quando devidamente tratado, com uma estética linda e, não se utiliza só como cobertura, mas como vedação (paredes).  Quando os bambus não são tratados, o sol e a chuva os tornam fragilizados, criando fungos e ressecamento, a durabilidade é de uns 2 ou 3 anos, dependendo da região. Mas, se souber colher no dia certo (não caruncha e dura bastante) e aplicar um spray impermeável, a duração será muito maior que três anos *Dica:  - popularmente, a lua minguante (4ºdia) é conhecida como a melhor lua para se cortar os colmos (caule) de bambu.  - Use sulfato de cobre. Fonte: Brincadeira Sustentável