Pular para o conteúdo principal

Tetra Pak e o pós-consumo - Embalagem Sustentável - Sustainable Packaging

A Tetra Pak é uma embalagem cartonada, mais conhecida caixinha Longa Vida, usada para a proteção e transporte de produtos líquidos ou pastosos, que necessitam de uma boa barreira contra os efeitos do ambiente externo à embalagem. Quando surgiu no mercado foi uma inovação para vários produtos que dependiam a refrigeração para conservar os seus produtos nos supermercados.
Para ter uma barreira eficiente, sem ncessitar de refrigeração. a embalagem cartonada da Tetra Pak é feita de três materiais básicos que juntos resultam em uma embalagem muito eficiente, segura e leve.
Cada material tem uma função especfica:
  1. Papel: garante estrutura embalagem;
  2. Polietileno: protege contra umidade externa, oferece aderência entre as camadas e impedem o contato do alimento com o alumínio;
  3. Alumínio: evita a entrada de ar e luz, perda de aroma e contaminações.
Através da combinação destes três materiais, a Tetra Pak produz um material de embalagem com excelentes propriedades e performance que proporcionam às embalagens:
Porém após o seu consumo, a separação e a reciclagem desses 3 materiais, virou um desafio para todos os envolvidos no consumo desse material. A separação dos materiais necessita de equipamentos especiais e integração de toda a cadeia.
A reciclagem das embalagens cartonadas pós-consumo fazem parte das metas ambientais estabelecidas pela Tetra Pak em seu sistema de Gestão Ambiental. Eles ajudaram a desenvolver uma tecnologia adequada de reciclagem e incentivam a coleta seletiva.
Vejam como é o ciclo de vida da embalagem Tetra Pak:

Matéria-prima
O papel utilizado é o duplex, com uma camada branca, que não utiliza cloro para alvejamento, e uma parda. O papel é produzido a partir de florestas certificadas pelo Forest Stewardship Council – FSC. Os fornecedores de plástico e aluminio também são certificados pela ISO 14001.
Transportecaminhão
O transporte de matérias-primas é otimizado, evitando gastos com combustíveis e minimizando a poluição. Na fábrica de Ponta Grossa – PR, as bobinas chegam via férrea.
Processo Produtivo Bobinas
Todas as etapas de produção de embalagens possuem metas, procedimentos e instruções para diminuir os impactos ambientais.
Envase
A colocação do alimento na embalagem é uma etapa crítica e bem controlada para evitar desperdícios.
Consumo
Proteger a saúde do consumidor e garantir a qualidade nutricional do alimento envasado são algumas das vantagens das embalagens da Tetra Pak, que também não precisam de refrigeração no ponto de vendas.
Coleta Seletiva
A Tetra Pak incentiva cidades que adotam a coleta seletiva através da confecção de folhetos educativos e apoio técnico às prefeituras e cooperativas de catadores. Esse trabalho é fundamental para que os materiais recicláveis sejam separados.
Reciclagem
A reciclagem das embalagens da Tetra Pak começa nas indústrias de papel, em um equipamento chamado hidrapulper. Durante a agitação das embalagens, com água e sem produtos químicos, as fibras celulósicas são hidratadas, separando-se das camadas de plástico/alumínio. Essas fibras são, então, utilizadas na produção de papel reciclado para confecção de caixas e tubos pequenos. As camadas de plástico/alumínio são usadas para fabricar peças plásticas ou placas e telhas utilizadas na construção civil.

INCENTIVO À RECICLAGEM

Para viabilizar a reciclagem da embalagem cartonada, é necessário aumentar o seu valor comercial no mercado de reciclagem, viabilizando a coleta seletiva e criando um novo mercado que reutiliza esse material.
A Tetra Pak faz isso apoiando cooperativas de reciclagem, apoiando a pesquisa nas universidades e ajudando a desenvolver novos produtos.
Vejam alguns produtos que já são feitos com a embalagem cartonada:
Telha
Piso
Móveis
Caneta
Quanto mais produtos forem desenvolvidos, maior será a possibilidade de se reciclar esse tipo de embalagem. Fica a dica para os designers de produto.
Video
Vejam o video da Tetra Pak. Ele mostra do o ciclo de vida das embalagens longa vida desde a extração das matériais primas até sua completa reciclagem focando os benefícios ambientais ao longo de todo este ciclo.
Não sabe onde descartar a sua embalagem cartonada?

Veja um dos pontos de coleta seletiva no site Rota da Reciclagem:Rota da Reciclagem

Fonte:

Via: SMA Brasil 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt