Pular para o conteúdo principal

Designer cria dispositivo que oferece mais segurança aos ciclistas

Dispositivo de segurança, Blaze, projeta uma imagem de uma bicicleta com um laser verde brilhante à frente do ciclista, alertando os motoristas a sua presença. (Imagem:Divulgação)
 
A estudante de design britânica Emily Brooke, criou um dispositivo de segurança que projeta uma imagem de uma bicicleta com um laser verde à frente do ciclista, alertando os motoristas a sua presença. A invenção foi apelidada de Blaze. Ciclovias, embora úteis, também carregam sua cota de perigo quando os motoristas simplesmente não estão conscientes de que existe um ciclista por perto. 
Muitas pessoas têm medo de andar de bicicleta em ruas movimentadas, e é fácil entender o porquê. As bicicletas são mais lentas e oferecem menos proteção do que os carros, além de serem menos visíveis. 
A falta de segurança oferecidas aos ciclistas, mesmo àqueles que saem equipados com capacetes e que respeitam as leis de trânsito inspirou Emily, estudante da Universidade de Brighton, a desenvolver um dispositivo de segurança para aqueles que enfrentam os riscos das grandes cidades. 
A invenção, apelidada de Blaze (brilho, em tradução livre), está sendo saudada como um salva-vidas em potencial e conferiu-lhe um lugar em uma faculdade de prestígio nos EUA, em um Programa de Empreendedorismo, onde deverá trabalhar no desenvolvimento do produto. 
"Eu queria abordar a questão da segurança dos ciclistas nas ruas da cidade, aumentando a visibilidade, pegada ecológica, e, finalmente, a consciência da bicicleta", disse a estudante. 
Blaze é um dispositivo pequeno, movido a bateria ligado ao guidão da bicicleta, moto ou scooters que projeta uma imagem a laser à frente do motorista. O símbolo verde serve para alertar aos outros a sua presença e pode ser usado na opção “piscando”, maximizando a percepção. A imagem é visível mesmo de dia. 
De acordo com Emily, 80% dos acidentes ocorre quando os veículos fazem manobras em cima dos ciclistas. O fator mais comum é a 'falha ao olhar corretamente’ por parte do condutor do veículo.“Uma bicicleta iluminada como uma árvore de natal, no ponto cego do ônibus, permanece invisível.” 
“Com Blaze, você vê a bicicleta antes de ver o ciclista e eu acredito que isso poderia realmente fazer a diferença no cenário-chave que ameaça a vida dos ciclistas nas estradas.” 
Emily trabalhou junto com especialistas em segurança rodoviária, na Câmara Municipal Brighton & Hove, empresa de ônibus e psicólogos de trânsito, no desenvolvimento do dispositivo. A ideia recebeu reconhecimento internacional; o produto ainda conceito, certamente trará mais segurança aos ciclistas. 
Os benefícios ambientais e para a saúde que o uso da bicicleta oferece são inúmeros e com a criação de rotas cicloviárias a expectativa é de que mais pessoas comecem a utilizar este meio de transporte de forma mais segura. 
Fonte: CicloVivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt