Pular para o conteúdo principal

Casas “cubo” Japonesas

Essas construções em cubo podem ter formas simples e plantas funcionais mas elas não são nem um pouco chatas. Aliás, são muito interessantes. O escritório japonês Atelier Tekuto fez do minimalismo o seu carro chefe em seus dinâmicos projetos contemporâneos de casas unifamiliares, passando por multi-unidades e projetos mistos.
Pegue essa casa de 3 andares por exemplo. O uso deste incrível balanço, luzes estratégicas, e um leve inclinação no telhado torna essa caixa modernista de concreto e vidro em um luxuoso espaço que parece avançar sobre você, apesar do sítio ser muito pequeno.
Neste dois edifícios de apartamentos conectados, cubos são usados para articular espaços especiais, enquanto blocos de caixas de vidro permitem a mistura de luz e privacidade, reforçando a estética da geometira rígida em todo este projeto.
Calcular fendas, dobras, pregas e outras deformações desta caixa-casa permitiu que os arquitetos deste projeto trabalhassem com o terreno de formato bem peculiar, com o skyline existente no entorno, e outras condições contextuais sem comprometer o conceito ou aparência contemporânea. De alguma forma, esses lugares ainda parecem pertencer ao Japão, em uma nova geração sutil do estilo japonês.
Mesmo quando o escritório avança no conceito e utiliza curvas ou outras geometrias mais complexas, existe uma reconhecível simplicidade na forma, utilizando contraste entre o branco e preto, de materiais e design único em cada projeto do portifólio.
Em suma, o escritório Atelier Tekuto é bom no que faz, não somente arquiteturalmente, mas também, na capacidade que o escritório tem de flexibilidade de adaptação aos espaços.
Fonte: Dornob

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios