Pular para o conteúdo principal

Casas “cubo” Japonesas

Essas construções em cubo podem ter formas simples e plantas funcionais mas elas não são nem um pouco chatas. Aliás, são muito interessantes. O escritório japonês Atelier Tekuto fez do minimalismo o seu carro chefe em seus dinâmicos projetos contemporâneos de casas unifamiliares, passando por multi-unidades e projetos mistos.
Pegue essa casa de 3 andares por exemplo. O uso deste incrível balanço, luzes estratégicas, e um leve inclinação no telhado torna essa caixa modernista de concreto e vidro em um luxuoso espaço que parece avançar sobre você, apesar do sítio ser muito pequeno.
Neste dois edifícios de apartamentos conectados, cubos são usados para articular espaços especiais, enquanto blocos de caixas de vidro permitem a mistura de luz e privacidade, reforçando a estética da geometira rígida em todo este projeto.
Calcular fendas, dobras, pregas e outras deformações desta caixa-casa permitiu que os arquitetos deste projeto trabalhassem com o terreno de formato bem peculiar, com o skyline existente no entorno, e outras condições contextuais sem comprometer o conceito ou aparência contemporânea. De alguma forma, esses lugares ainda parecem pertencer ao Japão, em uma nova geração sutil do estilo japonês.
Mesmo quando o escritório avança no conceito e utiliza curvas ou outras geometrias mais complexas, existe uma reconhecível simplicidade na forma, utilizando contraste entre o branco e preto, de materiais e design único em cada projeto do portifólio.
Em suma, o escritório Atelier Tekuto é bom no que faz, não somente arquiteturalmente, mas também, na capacidade que o escritório tem de flexibilidade de adaptação aos espaços.
Fonte: Dornob

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Este pequeno apartamento consegue ter oito cômodos em 40 metros quadrados

Viver em Nova York não é só aventura e dinamismo. A não ser que você seja rico do jeito que nenhuma pessoa real é, provavelmente vai ter que se contentar em viver em um lugar apertado e confuso. Este o projeto de Graham Hill, empreendedor e fundador do treehugger.com , tenta criar o apartamento ideal de Nova York – um com pouco espaço, mas que oferece beleza e funcionalidade apesar do tamanho. O apartamento de Hill está constantemente evoluindo em espaço. Ele sempre está pesquisando e procurando jeitos de transformar o cubo que vive para surprir suas necessidades. E o que ele tem agora parece completamente habitável. Mesmo uma pessoa como eu consegue enxergar a beleza na sua simplicidade. Quando você entra, você encontra o que parece, em um primeiro momento, um pequeno estúdio. Mas o cubo tem ao todo 8 espaços funcionais. A sala de estar e o escritório viram o quarto com uma ajuda da estante. Abra um dos closets e você vai encontrar dez cadeiras empilháveis que podem ser c...

CALFITICE

Beleza e harmonia são características intrínsecas desta técnica Calfitice é uma mistura para diferentes aplicações. O próprio nome explica a técnica: Cal + Fibras + Tierra + Cemento (em espanhol). Sua origem é colombiana, onde foi aprimorada pelas mãos de Luis Carlos Rios, Engenheiro especialista em Geobiologia. Diferente das misturas de solo-cimento ou solo-cal onde a mistura é em estado semi-úmido no calfitice o a mistura é em forma de pasta, a fibra é o elemento que evita a trinca. Sua versatilidade em seus diferentes traços permite vários usos: revestimentos de paredes (convencionais, de madeira ou de terra), relevos artísticos, coberturas e também como estruturas. Fonte:  http://www.ecocentro.org/   Telhado em Calfitice Externo Telhado em Calfitice Externo