Pular para o conteúdo principal

Designer brasileiro cria móveis sustentáveis para crianças

A linha de Bird é composta por pequenos móveis arredondados e o mais interessante é que são feitos com materiais reaproveitados e sustentáveis. Com bujões de gás CFC, por exemplo, ele faz mesinhas e cadeirinhas. | Foto: Baby bankim (Imagem:Divulgação)
 
O designer João Bird criou uma linha de móveis para crianças. Além de adaptá-los para as necessidades delas, ele ainda tem a preocupação em reutilizar materiais, como madeira e lona de caminhão, na fabricação dos produtos.
Quando se fala em objetos e necessidades infantis dificilmente alguém pensa em móveis voltados para crianças. Geralmente, a preocupação em adaptar os objetos de casa para os pequenos só começa quando se tem um filho e eles começam a engatinhar. A partir deste estágio o perigo aumenta e a tranquilidade dos pais acaba.
Bird entendeu que muitos móveis, que teoricamente seriam para crianças, são na verdade impróprios para elas. Com a experiência pessoal, de ver o filho engatinhando, ele percebeu que o mobiliário era “cheio de quinas” e com diversas “possibilidades de acidentes” e então lançou sua linha para os bebês, a Bird BB.
A linha de Bird é composta por pequenos móveis arredondados e o mais interessante é que são feitos com materiais reaproveitados e sustentáveis. Com bujões de gás CFC, por exemplo, ele faz mesinhas e cadeirinhas.
Os assentos são de lona de caminhão reutilizada e pés de madeira de demolição. Os materiais utilizados são leves e podem ser deslocados facilmente sem que haja risco de acidentes. Tudo é pintado com tintas atóxicas, como as crianças gostam e o trabalho é bem colorido.
O conjunto de móveis foi batizado como Baby Bankim e tem cinco anos de garantia, inclusive, este tempo é concedido a qualquer pessoa que compre seus móveis, mesmo que não seja da linha infantil. 
O idealizador do projeto e do negócio Bird Design diz em seu site que através do contato com índios e com a floresta, na Amazônia, ele entendeu a urgência do respeito e atenção ao meio ambiente. Seu trabalho já foi divulgado em vários jornais e revistas, inclusive na “DasArtes” que é referência no segmento de revistas sobre artes. O designer mantém um ateliê no Rio de Janeiro, na Fundição Progresso. Para conhecer mais o trabalho do designer acesse o site.  
Fonte: Ciclo Vivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios