Pular para o conteúdo principal

Casal americano cria comunidade de casas na árvore na Costa Rica



Comunidade em meio à Floresta Tropical da Costa Rica - Finca BellaVista
 
Depois de fazer um tour pelas florestas da Costa Rica, Erica Hogan teve vontade de construir uma vila em meio às arvores, inspirada pelo filme Guerra nas Estrelas: O Retorno de Jedi, em que havia uma vila chamada Ewok. A conversa podia ter acabado por ali, mas seu marido adorou a ideia e resolveu transformá-la em realidade.
“É engraçado, a vila Ewok do filme aparece por poucos segundos em Star Wars, porém nos marcou muito” diz o marido.
Então Matt e Erica Hogan deixaram seus empregos e suas vidas por um ideal e compraram uma propriedade na floresta tropical da Costa Rica. O casal gastou os últimos quatro anos construindo suas visões de uma comunidade auto-suficiente.
Matt Hogan correu de MotoCross por 12 anos, mas achou a paz em sua floresta. “De certa forma, este é o meu modo de alcançar o equilíbrio”, diz ele.
Não foi fácil. Matt teve que espantar caçadores selvagens de sua propriedade durante os primeiros 18 meses. Para isso precisou andar armado e também teve que dormir muitos dias debaixo de uma lona.
Ele ficou acampado em meio à floresta da Costa Rica, trabalhando 18 horas por dia entre cobras venenosas, escorpiões e deslizamentos de terra. A sua esposa se juntou a ele depois do primeiro ano, morando a céu aberto e convivendo com mais 30 homens costarriquenhos, que foram contratados para ajudar. A rotina incomum durou cerca de seis meses.
Os dois planejaram e literalmente construíram a comunidade com suas próprias mãos. Eles estavam lá, trabalhando juntamente com seus funcionários, que agora são considerados parte da família.
Hoje, a Finca BellaVista, como é chamada a comunidade, é realmente o que eles imaginaram, com casas na árvore, auto-suficiente energeticamente e vivendo em meio a 300 acres de floresta tropical secundária.
É um lugar onde todos, incluindo Kimbo, um cachorro cego de um olho, utilizam a tirolesa como meio de transporte. Os cabos passam por plataformas que chegam a ter 28 metros de altura, onde é Possível sobrevoar montanhas e cachoeiras.
“É um transporte de verdade” diz Matt Hogan. “Até mesmo os materiais da obra foram trazidos pelo sistema de cordas e cabos.”
Estão espalhadas 23 tirolesas pelo local e mais cordas serão instaladas em função do crescimento da comunidade, que deve chegar a sua capacidade máxima de 200 moradores.
A comunidade possui 24 casas atualmente, mas o casal pretende expandir e construir mais 40 propriedades.
O local escolhido pelos Hogan é de fácil acesso pela estrada Pan-Americana e fica próximo a Parques Nacionais e praias desertas. Além disso, a região possui cachoeiras e vistas espetaculares; e a comunidade oferece vários tipos de esportes radicais para seus moradores e visitantes.
Parte das casas são equipadas com painéis solares, produzindo energia para carregar celulares, computadores e até mesmo se conectar à internet. Para tornar o local ainda mais sustentável, os idealizadores pretendem construir um sistema de geração de energia hidroelétrica na cachoeira da região.
Para saber mais acesse o site da comunidade.
Fonte: Ciclo Vivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt