O Vertical Park Hotel, em Cingapura possui todos os recursos da construção baseados na ecoteconologia. (Imagem:Divulgação)
O Vertical Park Hotel, que será construído em Cingapura, é um formato único de hotel. Todos os recursos da construção são baseados na ecoteconologia como ela é efetivamente, com gasto zero de energia, telhados verdes, energia solar, design ecológico e outros recursos.
Ele foi projetado pelos escritório de arquitetura WOHA, e uma das carcacterísticas marcantes da construção é que ela possui vários tipos de vegetação fazendo uma declaração forte e melhor a respeito de concepção ecológica.
Concebido como um hotel de negócios de alto nível e de um escritório em um jardim, o prédio, localizado no centro da cidade, demonstra como podemos não apenas conservar a vegetação no centro da cidade, mas multiplicá-la na vertical de maneira arquitetônica, integrada e sustentável.
O local é em uma junção entre o centro comercial e os bairros de Chinatown, Clark Quay e o Parque Hong Lim. O edifício responde à escala de rua, inspirando-se nas formações da paisagem. Os contornos são elementos pré-moldados de concreto de raios modulares.
No solo os contornos criam praças e jardins ao ar livre que fluem continuamente para o interior. A vegetação do parque é visualmente estendida para o edifício em forma de vales plantados, ravinas e cachoeiras. O paisagismo também esconde aberturas para o estacionamento permitindo a entrada de ar e luz natural. O topo do prédio é o terraço de lazer do empreendimento, ajardinado com piscinas de borda infinita e vistas desobstruídas da cidade.
Os blocos de arranha-céus hospedam quartos de hotel. Os escritórios são organizados em uma configuração de pátio maximizando a vista e a iluminação natural do edifício.
Vidros azuis e verdes recordam a água do rio nas proximidades de Cingapura. Os pátios têm jardins a cada quatro andares, que trazem uma vegetação luxuriante diretamente para os quartos e continua o paisagismo por toda a altura do edifício.
Corredores, lobbies e banheiros comuns são concebidos como espaços de jardim com pedras, plantas e as características da água criam um ambiente atraente com luz natural e ar fresco.
Um total de 15 mil metros quadrados de jardins, piscinas refletoras, cachoeiras, terraços e paredes verdes foram projetados, o que é o dobro da área do local ou a pegada equivalente do adjacente Parque Hong Lim. Uma grande variedade de espécies que variam de árvores de sombra, palmeiras, plantas com flores, arbustos e trepadeiras se reúnem para criar um cenário tropical verdejantes, que atrai não só as pessoas, mas também insetos e pássaros, estendendo-se às áreas verdes do parque e incentivando a biodiversidade na cidade.
Estas paisagens são projetadas para serem auto-sustentáveis. Águas pluviais coletadas dos pisos superiores irrigam as plantas nos pisos inferiores pela gravidade complementada por águas recicladas.
Células fotovoltaicas no telhado fornecerão energia para o sistema de reticulação e iluminação. Este projeto tem alcançado a pontuação Platinum Green Mark, o mais alto da certificação ambiental do país. Está em fase de construção e programado para ser entregue em 2012, trazendo novas perspectivas para o turismo ecológico no coração de uma cidade moderna.
Fonte: Ciclo Vivo
Comentários
Postar um comentário