Pular para o conteúdo principal

Retrofit com ênfase na sustentabilidade


O Novo Elevado: proposta de intervenção sobre o Minhocão
 As discussões sobre as metrópoles mundiais estão na agenda do dia e o blog Multiurb inaugura um ambiente aberto à discussão das questões urbanas que envolvem este crescimento das cidades que está a caminho de atingir escalas sem precedentes. O blog enfatizará a questão da sustentabilidade no âmbito do conceito de Retrofit, possibilidade muito real de como podemos lidar com o exacerbado adensamento dos grandes centros urbanos.
Multiurb é uma divisão do escritório de arquitetura FRENTES, empresa que desde 2004 vem realizando projetos cujo principal foco é a discussão das questões urbanas, sejam elas derivadas de intervenções em pequena escala, como uma simples residência, até de projetos de renovação urbana, como o que realizamos no Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão. Neste caso, transformamos uma infraestrutura urbana que foi programada para ter um único uso, função e forma e que denomino Monolayer em um sistema que, derivado desta matriz original, potencializa seus usos, funções e formas e que denomino Multilayer, conceito que nos revela o caráter que as metrópoles estão assumindo, baseado numa nova matriz, comprimida e multidimensional.
Retrofit é a revitalização de edificações com mais de 25 anos de uso, aumentando sua vida útil, utilizando tecnologias avançadas dos materiais e de sistemas prediais, compatibilizando-os com as restrições urbanas de uso e ocupação do solo e, em muitas situações, alterando-os.
Pode ser realizado tanto em edifícios isolados quanto em grandes áreas urbanas. Em ambas as situações, ele tem o sentido de renovação e suas ações devem ser integradas dentro do seu caráter multidisciplinar.
Existem várias modalidades de Retrofit, sendo a mais conhecida a Predial. Três modalidades a mais podemos incluir em nossas discussões futuras: o Retrofit Urbano, Verde e o Simbiótico. Podem tanto ser realizados separadamente como todos ao mesmo tempo e uma de suas principais características é integrar partes desagregadas e até dissidentes, formando um novo e íntegro sistema, que é o caso da intervenção sobre o Minhocão denominada O Novo Elevado.
Muitos governantes e urbanistas tentaram e ainda tentam planejar as cidades para serem um sistema de relações integradas. Mas as cidades crescem em proporções difíceis de controlar e em velocidade muito mais rápida do que qualquer tentativa de planejamento nos moldes tradicionais. Sendo assim, muitas destas imensas cidades constituem um sistema desintegrado, para não dizer decrépito.
Uma das soluções para a degeneração progressiva dos grandes centros urbanos é agir de modo inovador, liberto das más tradições e formas velhas de pensar as cidades. A população das cidades precisa de exemplos inéditos, fora dos padrões realizados até este momento para que tenham repertório que as façam ter novas idéias e, através de uma apreensão e olhares novos sobre suas cidades, intervir. Se desejarem postem seus comentários sobre o assunto.

Comentários

  1. Olá Celina!
    Não entendo do assunto, mas penso que o crescimento desordenado das cidades é um grande desafio para a engenharia e arquitetura.
    Tenha uma abençoada quinta-feira!

    Quero lhe convidar para ver e comentar ‘OS POMBOS DA PRAÇA XV E OS CHINESES DA HONG KONG’ no http://jefhcardoso.blogspot.com

    “Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir
  2. Não sei porque meus posts não estavam aparecendo, mas agora posso me comunicar melhor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios