Pular para o conteúdo principal

3 exemplos de arquitetura com bambu



Ao contrário das árvores rígidas, o bambu se renova facilmente e, portanto, é um recurso mais sustentável do que muitos tipos de madeira. (wallpaper4me.com)
 
O bambu está se tornando um item doméstico comum para muitas pessoas. Ao contrário das árvores rígidas, ele se renova facilmente e, portanto, é um recurso mais sustentável do que muitos tipos de madeira. A planta é usada em tudo, desde tapumes a pisos e uma gama de aplicativos entre os dois. 
A seguir estão três exemplos de arquitetura de bambu que foram provados para suportar os elementos, mais do que qualquer outro tipo de construção:
- Muitos arquitetos constróem casas com este material ou com armações em bambu preenchidas com barro, como é o caso do arquiteto Simón Vélez. A “casa de baixo custo”, construída por ele, está localizada na Colômbia, é extremamente forte e resistente ao sismo. Além de ser barata ainda fornece muitas proteções e benefícios porque é desenhada de forma eficaz. O arquiteto também fez outras estruturas como o Museu no México, uma Igreja privada em Cartagena, Colombia dentre outras.
- Móveis de bambu são outros exemplo de arquitetura. Enquanto o mobiliário em geral não é considerado parte da arquitetura por si só, é muito criativo e original quando ele é criado com bambu. Muitos arquitetos utilizam o bambu para fazer cadeiras, mesas e outros móveis, tirando proveito de sua robustez e a disponibilidade na natureza.
- Pontes de bambu, que são inerentemente fortes e duráveis, são outro exemplo. Essas pontes podem ser encontrados em todo o mundo, inclusive no museu do Bob Marley, na Jamaica. Elas são fortes, resistentes e projetadas para suportar o tempo e as interpéries. O fato de o bambu ser bastante acessível, o torna um importante material de construção, em comparação com os materiais de aço ou outros materiais de pontes que são mais comumente usados​​. 
Estes são apenas três exemplos de como o bambu pode ser utilizado na arquitetura. Existem muitas outras aplicações deste material, inclusive em construção comerciais, telhados de casas e até mesmo em andaimes temporários para um projeto de construção. O bambu oferece muitos benefícios diferentes, mas é usado principalmente porque é de baixo custo, flexível, durável e muito mais sustentável do que outros materiais. Qualquer pessoa pode fazer uso do bambu, incluindo elementos básicos como a instalação de cortinas ou telhados, em uma casa. 
Como esse material continua a se tornar cada vez mais popular ao longo do tempo, espera-se que em breve mais pessoas o utilizem para criar estruturas ou produtos de acordo com suas próprias razões pessoais. 
Os arquitetos estão sempre procurando a próxima grande construção. Enquanto o bambu tem sido utilizado nos países asiáticos há anos, o mundo ocidental está apenas começando a apreciar esse material.
Redação CicloVivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios