Pular para o conteúdo principal

BH ganhará catedral com projeto de Niemeyer

Construção do templo marca também reconciliação do arquiteto com a Igreja.

Por: Eduardo Kattah - O Estado de S.Paulo
BELO HORIZONTE - A Arquidiocese de Belo Horizonte vai anunciar em breve o início da construção da Catedral Metropolitana Cristo Rei - Santuário da Divina Misericórdia. O projeto será de Oscar Niemeyer. Sonho antigo da Arquidiocese de BH, que neste ano celebra nove décadas, o projeto da catedral oficial da cidade pode ser visto também como uma espécie de reconciliação da Igreja na capital mineira com o centenário arquiteto.
Reprodução
Reprodução
Imponência. Igreja terá forma de cúpula, suspensa a 100 m
Inaugurada em 1943, a Igreja São Francisco de Assis - uma das obras mais famosas de Niemeyer, que integra o conjunto arquitetônico da Pampulha e se tornou um dos principais cartões-postais da cidade - foi renegada pela Arquidiocese, que proibiu a celebração de missas no seu interior por 14 anos. A Igrejinha da Pampulha, como é conhecida, só foi consagrada em 1957.
Reconciliação. Desta vez, a própria Igreja decidiu encomendar os trabalhos do arquiteto. O novo projeto de Niemeyer está sendo finalizado e promete causar impacto. A intenção é erguer uma construção imponente, que seja representativa da Arquidiocese. "A nova catedral despertará tal impacto", disse Niemeyer ao Estado.
O projeto prevê que a Catedral Metropolitana seja construída em um terreno próximo à Cidade Administrativa - monumental complexo administrativo do governo mineiro, também projetado por Niemeyer, que reúne quase todas as secretarias do Estado e seus órgãos vinculados em 804 mil m².
O complexo que inclui o templo terá três pavimentos e uma praça com altar externo para missa campal. "Essa praça abrange a catedral e um surpreendente altar externo localizado na outra extremidade, que vai assegurar que cerca de 20 mil fiéis possam assistir a missas e outros eventos", explicou o arquiteto.
Segundo Niemeyer, a catedral será construída em forma de cúpula, com 60 metros de diâmetro, suspensa por duas estruturas a 100 metros de altura. "Dignas de nota, como são as colunas da Catedral de Brasília", destacou.
Nova fronteira. A exemplo da Pampulha na década de 1940, a região escolhida, no caminho do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, é considerada a nova fronteira de crescimento e desenvolvimento de BH. A ideia da Arquidiocese é fazer da catedral um epicentro da Igreja na região metropolitana.
Há dois anos, quando foi anunciada a intenção de se construir uma catedral na cidade, o arcebispo metropolitano, d. Walmor Oliveira de Azevedo, informou que nas mesmas instalações da Cristo Rei funcionará também a Catedral da Comunicação Católica, congregando todos os veículos de comunicação da Arquidiocese de BH, que englobam o Memorial da Igreja e a sede da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição.
* Novo cartão-postal
- 50 mil m² é a área que a nova Catedral Metropolitana vai ocupar
3 mil pessoas será a capacidade do templo
28 municípios  e 5,5 milhões de habitantes estão na área da Arquidiocese de BH.
Fonte: Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt