Pular para o conteúdo principal

Departamento de energia dos EUA impulsiona nova tecnologia solar

Usina produzirá energia elétrica 24 horas por dia

Usina termo solar.
(crédito: SolarReserve)
O Departamento de Energia (DOE) dos Estados Unidos concedeu uma garantia de empréstimo condicional de 737 milhões de dólares à empresa SolarReserve para construir uma usina de 110 MW no estado de Nevada, para gerar eletricidade 24 horas por dia. A área ocupada pelo empreendimento, que leva o nome de Crescent Dunes Solar Energy Project, é de 910 hectares (9.100.000 metros quadrados), arrendados do Bureau of Land Management.
Conforme relatado pelo Departamento de Energia, a empresa gerará 500 mil MWh por ano, eletricidade suficiente para abastecer mais de 43.000 casas.
O sistema utilizado pela SolarReserve combina uma tecnologia de sais fundidos com a de transferência de calor usada em motores de combustível líquido de foguetes, em uma torre de armazenamento térmico. A torre, de cerca de 200 metros de altura, contém em sua estrutura um sistema de armazenamento de sal fundido e pode capturar até 17.500 heliostats de energia solar.  
Esquema de funcionamento da tecnologia empregada
(crédito: SolarReserve)

A energia solar é utilizada para aquecer o sal derretido durante o dia, que por sua vez gera o calor que faz girar as turbinas à noite. A SolarReserve é a concessionária exclusiva para esta tecnologia, que passou por testes de laboratório do Departamento de Energia. Este projeto poderá criar mais 600 postos de trabalho no estado.

O Departamento de Energia já distribuiu mais de 30 bilhões de dólares para apoiar 29 projetos de energia limpa. Desse montante, US$ 8 bilhões, ou 26,6%, foram gastos em garantias de empréstimos para projetos de energia solar.

Comentários

  1. "Às vezes, sinto como se eu estivesse empurrando o mundo... Ele não sai do lugar... Mas eu desenvolvo os meus músculos..."

    Obrigado por seu carinho e atenção aos pombinhos do meu blog, e fiquei feliz por ter alimentado os de sua infância. [sorrio]
    Beijo, Rá!

    ResponderExcluir
  2. Foi um prazer ter conhecido seu blog. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios