Concurso de ideias para revitalização urbana dos setores centrais do plano-piloto de Brasília já tem vencedores
Competição Latino-Americana para Estudantes destacou os melhores projetos de revitalização artística e paisagística sob o conceito de "cidade verde".
Foram divulgados em 5 de junho os vencedores do Concurso Latino-Americano de Ideias para Estudantes - Brasilia +50, realizado pelo Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX-UnB) e pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UnB), sob organização do Instituto de Arquitetos do Brasil no Distrito Federal (IAB-DF).
O objetivo da competição era selecionar projetos de revitalização urbana e paisagística, sob o conceito de "cidade verde", para os setores centrais do plano-piloto de Brasília, que compreendem o Complexo da Rodoviária, projetado por Lucio Costa, em sua integração com os setores culturais, comerciais, de diversão, hoteleiros, bancários e de autarquias, assim como a Esplanada dos Ministérios.
Confira abaixo os projetos vencedores:
1º Colocados
Janaína Kuhn, Alexandre Engel Budiner Höllermann, Alessandra Palla e Laura Mottin Soares - Univates (RS) Nesse projeto, a equipe previu a eliminação das ruas que contornam as praças para tornar o fluxo mais contínuo e para separar o fluxo de automóveis e de pedestres. Além disso, os competidores propuseram o eslocamento do nível mais alto para o nível inferior, de modo a abrir mais espaço para uma praça na rua, que contaria também com espelhos d'água.O projeto também prevê a criação de um nível intermediário, onde ficariam lojas, cinemas, saguão para exposições, anfiteatro e praça de alimentação. Como modo de transporte alternativo (exigido pelo concurso), os arquitetos previram um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que seria ligado à estação de metrô já existente passando pelo Eixo Monumental.
2º ColocadosWill Figueiredo de Farias, Rodrigo Fonseca Sameshima e Felipe Miranda Rodrigues - Centro Universitário de Brasília (DF) De acordo com a equipe de participantes, o principal problema no nível superior da rodoviária é o excesso de automóveis. Para solucionar essa questão, o grupo propôs que as vias do eixo monumental fossem rebaixadas ao nível que se encontra o exio rodoviário, que também seria rebaixado, liberando novas áreas na plataforma inferior.
Na parte superior, o nível de faixas das vias seria reduzida, assim como o limite de velocidade. Os estacionamentos existentes seriam extintos para dar lugar a praças arborizadas e quiosques de alimentação. A equipe sugere um veículo suspenso por trilhos para o transporte alternativo, assim como a construção de ciclovias ao lado.
Um dos principais aspectos do projeto é a transformação dos bolsões inutilizados em escolas de arte e música, evitando que esses locais se tornem áreas de prostituição e drogas durante a noite.
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