Pular para o conteúdo principal

Casa contêiner inspira modo de vida sustentável



Cargotecture (Imagem:E. Spencer Toy/Sunset Magazine)
 
O escritório de arquitetura HyBrid, empresa instalada em Seattle (EUA), construiu uma casa usando a arquitetura denominada Cargotecture - arquitetura com contentores de carga reciclada; com toda a energia necessária para alimentá-la proveniente da luz solar, uma fonte totalmente renovável. 
"Ser verde" oferece infinitas oportunidades na educação, exploração e divertimento. Adaptar-se a um estilo de vida mais sustentável vale a pena para todos os motivos que não incluem somente o planeta. Este tipo de hábito frequentemente economiza dinheiro e melhorara a saúde e a vida. 
Foi seguindo esses princípios que a residência sustentável foi projetada. A estrutura da casa é construída a partir de um contêiner de transporte de nove anos de idade. Os designers Robert Humble e Joel Egan transformaram-no dando uma nova vida e finalidade a ele. Esta pequena casa moderna é um símbolo da criatividade a partir de resíduos, que tem como um de seus objetivos incentivar as pessoas a terem consciência ambiental. O Cargotecture também dá uma mensagem simples de como ser criativo e fazer uso dos materiais descartados em todas as maneiras possíveis. 
A “casa do sol” foi recentemente exibida no “Celebration Weekend”, em Menlo Park, Califórnia. Para que a casa fosse construída foram necessários pouco mais de 58 m2, mesmo assim a residência tem espaço suficiente para acomodar confortavelmente quatro pessoas. Ela é totalmente movida a energia solar, com todos os tipos de comodidades modernas na cozinha, como balcões de madeira e armários simples e funcionais. Há um mini banheiro com descarga dupla, pia e chuveiro de teto. No mobiliário também está presente um sofá e uma cama dobrável. 
Esta é a Era da consciência ambiental. As pessoas já estão percebendo que se todos produzem lixo, todos são parte do problema, então também podem ser parte da solução. Ao invés de jogar fora itens que já não precisamos mais, podemos encontrar um caminho para a próxima fase de seu ciclo de vida. Os três R's - reduzir, reutilizar e reciclar - ajudam a diminuir a quantidade de lixo jogada fora diariamente. Eles ajudam a conservar os recursos naturais, espaço em aterros e energia. 
Hoje em dia o lixo já não é mais desperdiçado. Podemos primeiro reduzir sua quantidade e em seguida, reutilizar um item ou encontrar alguém que possa usá-lo ou reciclá-lo. Assim, nossos valiosos recursos naturais serão poupados. 
FOnte: Ciclo Vivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt