Pular para o conteúdo principal

Arquitetos reaproveitam contêineres para criar “aldeia verde” no Texas

Hive, localizada em Houston, é uma comunidade ambientalmente correta que será construída com antigos contêineres e que fará uso de energia solar e geotérmica, entre outras práticas ambientais. (Imagem:© HIVE Houston)
 
HIVE, localizada em Houston, é uma comunidade ambientalmente correta que será construída com antigos contêineres e que fará uso de energia solar e geotérmica, entre outras práticas ambientais. Os criadores esperam que seja possível replicar o modelo em outros lugares do mundo. 
A missão HIVE consiste em projetar e construir um trabalho ​​da arte acessível e habitável como uma comunidade. A meta é erguer um mini ecossistema que poderia ser ampliado ainda mais, criando um efeito cascata. 
O projeto, de uma comunidade verde, realmente parece ter sido feita por abelhas. Os módulos são empilhados em um padrão circular, com suporte para um módulo acima deles, e assim por diante, até o topo. Por causa da aparência orgânica o projeto foi rapidamente batizado de HIVE ou “colmeia”. A ideia é criar uma comunidade auto-sustentável, sendo capaz de fornecer alimentos e energia, fazendo uso da energia solar, geotérmica, reciclagem de águas residuais e desenvolvendo projetos de recuperação de água. Esta construção ecologicamente correta será aplicada em Houston, Texas. 
A aldeia sustentável proporciona todo o necessário para garantir qualidade de vida: é bela, estável, financeiramente viável, com espaços para passear, trabalhar e viver que exige o mínimo de recursos pessoal e coletivo e promove práticas ambientalmente responsáveis. 
Desenvolvendo uma sociedade aberta e reutilizando contentores de aço, os arquitetos propõem a criação de uma vila sustentável de intercâmbio cultural. Inspirado por artistas, profissionais criativos e ambientalistas, o trabalho será realizado em parcerias com indivíduos e organizações para experimentar e descobrir a próxima geração de construção responsável. 
No entanto, o fato mais interessante é que todo o projeto envolve o uso de contêineres como principal característica da construção. Ao todo, o projeto incluirá 486 unidades de contentores. 
A HIVE terá níveis interno e externo, proporcionando espaço suficiente e conforto. O primeiro nível é definido para começar, com 72 contêineres. Este último será modificado e contará com todas as comodidades básicas. O projeto também incluirá espaços para escritórios, estúdios, restaurantes, lojas, entretenimento e oportunidades residenciais. 
Projetados para pedestres e cercado por jardins, o empreendimento não terá fins lucrativos e será destinado a todos moradores de Houston, bem como um destino turístico. É o primeiro projeto do gênero previsto para a cidade, destinado a atender às necessidades da crescente população. É uma resposta a uma necessidade real para uma experiência segura e urbana, perto de transportes públicos, com grande valor estético, baixo custo e conveniência. O desenvolvimento sustentável vai ajudar a mudar a imagem da cidade norte-americana. 
Os projetistas estão trabalhando para angariar fundos para começar a adquirir os terrenos necessários para a construção em 2011. O plano é construir a vila em quatro etapas e já é possível alugar um “cubo” verde com o pagamento inicial de US $ 300 mensais. A construção final está prevista para ser concluída em 2016. 
Fonte: Ciclo Vivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios