Pular para o conteúdo principal

Arquitetos reaproveitam contêineres para criar “aldeia verde” no Texas

Hive, localizada em Houston, é uma comunidade ambientalmente correta que será construída com antigos contêineres e que fará uso de energia solar e geotérmica, entre outras práticas ambientais. (Imagem:© HIVE Houston)
 
HIVE, localizada em Houston, é uma comunidade ambientalmente correta que será construída com antigos contêineres e que fará uso de energia solar e geotérmica, entre outras práticas ambientais. Os criadores esperam que seja possível replicar o modelo em outros lugares do mundo. 
A missão HIVE consiste em projetar e construir um trabalho ​​da arte acessível e habitável como uma comunidade. A meta é erguer um mini ecossistema que poderia ser ampliado ainda mais, criando um efeito cascata. 
O projeto, de uma comunidade verde, realmente parece ter sido feita por abelhas. Os módulos são empilhados em um padrão circular, com suporte para um módulo acima deles, e assim por diante, até o topo. Por causa da aparência orgânica o projeto foi rapidamente batizado de HIVE ou “colmeia”. A ideia é criar uma comunidade auto-sustentável, sendo capaz de fornecer alimentos e energia, fazendo uso da energia solar, geotérmica, reciclagem de águas residuais e desenvolvendo projetos de recuperação de água. Esta construção ecologicamente correta será aplicada em Houston, Texas. 
A aldeia sustentável proporciona todo o necessário para garantir qualidade de vida: é bela, estável, financeiramente viável, com espaços para passear, trabalhar e viver que exige o mínimo de recursos pessoal e coletivo e promove práticas ambientalmente responsáveis. 
Desenvolvendo uma sociedade aberta e reutilizando contentores de aço, os arquitetos propõem a criação de uma vila sustentável de intercâmbio cultural. Inspirado por artistas, profissionais criativos e ambientalistas, o trabalho será realizado em parcerias com indivíduos e organizações para experimentar e descobrir a próxima geração de construção responsável. 
No entanto, o fato mais interessante é que todo o projeto envolve o uso de contêineres como principal característica da construção. Ao todo, o projeto incluirá 486 unidades de contentores. 
A HIVE terá níveis interno e externo, proporcionando espaço suficiente e conforto. O primeiro nível é definido para começar, com 72 contêineres. Este último será modificado e contará com todas as comodidades básicas. O projeto também incluirá espaços para escritórios, estúdios, restaurantes, lojas, entretenimento e oportunidades residenciais. 
Projetados para pedestres e cercado por jardins, o empreendimento não terá fins lucrativos e será destinado a todos moradores de Houston, bem como um destino turístico. É o primeiro projeto do gênero previsto para a cidade, destinado a atender às necessidades da crescente população. É uma resposta a uma necessidade real para uma experiência segura e urbana, perto de transportes públicos, com grande valor estético, baixo custo e conveniência. O desenvolvimento sustentável vai ajudar a mudar a imagem da cidade norte-americana. 
Os projetistas estão trabalhando para angariar fundos para começar a adquirir os terrenos necessários para a construção em 2011. O plano é construir a vila em quatro etapas e já é possível alugar um “cubo” verde com o pagamento inicial de US $ 300 mensais. A construção final está prevista para ser concluída em 2016. 
Fonte: Ciclo Vivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios