Pular para o conteúdo principal

Como Assentar um Piso Drenante?




O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento.

A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil:

-Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura.
-Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura.
-Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento.
-A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas.
Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios sustentáveis que cada vez mais, e ainda bem, constam de nosso cotidiano.
O ideal da Segato é produzir piso para o planeta.
Boas obras.

O Piso Drenante pode ser bonito sim, a Segato acaba de lançar a sua nova linha de pisos drenantes, e para variar, ficou muito bonita. A Linha Drenante Segato tem três modelos: Araxá com fundo branco, Araxá com fundo cinza e Ouro Preto, que vão agradar ao gosto de todos os usuários.
As dimensões de 60x60x5cm respondem por mais estabilidade da peça, maior conforto ao andar e melhora a acessibilidade diminuindo juntas. Permite também o tráfego de veículos leves.
Para instalar é só assentar as peças sobre uma camada de 7 cm de areia que está sobre outra camada de 12 cm de brita coberta com uma manta Bidin.
Com 90% de permeabilidade é indicado para o combate à impermeabilização do solo que é uma das principais causas dos alagamentos urbanos.  
O conceito ecológico ligado à beleza são os pontos fortes desse lançamento.
É a Segato produzindo pisos para o planeta.

Piso Intertravado comum é Drenante?

Primeiramente vamos definir a diferença entre peça de piso drenante e pavimento drenante.
O piso drenante é o piso que as águas drenam através da própria peça do piso.
O pavimento drenante é o sistema em que as águas drenam através de toda sua estrutura, ou seja, através das juntas, perfurações e etc. ou através de sua própria estrutura. Ou seja, o piso drenante é uma das situações entre outras mais do pavimento drenante.
O piso drenante é só o revestimento de todo um sistema de drenagem.
Vamos considerar capacidade de drenagem a facilidade e velocidade que a água passa através da peça ou do sistema. Vamos considerar drenante, o piso com maior capacidade de drenagem.
Assim sendo, considerar uma peça de piso intertravado comum como peça de piso drenante é falso, pois a drenagem através da peça é muito lenta se é que podemos considerá-la.
O piso intertravado comum, como pavimento drenante, tem sua drenagem pelo espaçamento deixado entre as suas peças.
Comparando a capacidade de drenagem de um pavimento executado com piso intertravado comum com um pavimento executado com peças drenantes verificamos a superioridade das peças drenantes.
Além dos pisos intertravados comuns, existem também os blocos de concreto drenante com assentamento intertravado.
O piso intertravado tem maior capacidade de suporte de cargas suportando veículos pesados.  
As placas de piso drenante além de maior capacidade de drenagem possuem maior acessibilidade e conforto no caminhar devido a menor quantidade de juntas, suportam pedestres e veículos leves.
Boas obras.

Comentários

  1. Muito obrigado

    Com muita luz e amor

    ResponderExcluir
  2. Podem ver um exemplo de piso drenante para parques, ciclovias, transito ligeiro, caminhos em espaços verdes. bordadura piscinas, etc.em http://www.aquastone.info/pisodrenante.htm
    É poroso ao ar e a agua e um meio a considerar para a pavimentação urbana em locais que é necessario proteger o solo sem impermeabilizar.

    ResponderExcluir
  3. piso drenante pode ser assentado somente sobre camada de areia media?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio...

CALFITICE

Beleza e harmonia são características intrínsecas desta técnica Calfitice é uma mistura para diferentes aplicações. O próprio nome explica a técnica: Cal + Fibras + Tierra + Cemento (em espanhol). Sua origem é colombiana, onde foi aprimorada pelas mãos de Luis Carlos Rios, Engenheiro especialista em Geobiologia. Diferente das misturas de solo-cimento ou solo-cal onde a mistura é em estado semi-úmido no calfitice o a mistura é em forma de pasta, a fibra é o elemento que evita a trinca. Sua versatilidade em seus diferentes traços permite vários usos: revestimentos de paredes (convencionais, de madeira ou de terra), relevos artísticos, coberturas e também como estruturas. Fonte:  http://www.ecocentro.org/   Telhado em Calfitice Externo Telhado em Calfitice Externo