Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

12 de jun de 2011

Torre Blooming - projetada pelo escritório francês Mekene Architecture para Dubai.

  

Centenas de painéis de malha sintética compõem a Torre Blooming - projetada pelo escritório francês Mekene Architecture para Dubai, nos Emirados Árabes. Assim como as pétalas de uma flor, essas estruturas coletam o orvalho do ar durante a noite. Armazenada, a água condensada é capaz de abastecer toda a edificação.

Mas, essa não é a única função desta fachada dinâmica. Quando o vento sopra contra o edifício, os painéis vibram e acionam geradores piezolétricos presos a eles que são capazes de gerar energia elétrica para todo o arranha-céu.

O formato dos painéis remete às tendas do deserto e à vela de uma embarcação, em uma alusão direta feita pelos autores do projeto à relação intensa que a cidade tem com o mar e com o deserto. Presos a uma estrutura metálica, as “velas” atuam como brises-soleil durante o dia, quando permanecem na posição vertical para proteger o edifício da insolação excessiva. Nesta posição, os painéis criam um grande túnel que favorece a ventilação natural por efeito chaminé.

A fachada em estrutura metálica e painéis de membrana percorrem o edifício do topo até a base, onde se converte em uma grande cobertura que abriga um jardim, playground, biblioteca e salas de conferência. No topo da torre haverá um mirante e um café.
Fonte: inhabitat.com  Via: Arqbacana