Pular para o conteúdo principal

Escola militar para meninas na índia é projetada de maneira sustentável



A escola foi projetada tendo a sustentabilidade como um dos principais critérios. (Imagem:Group Phi Architects & Designers)
 
O grupo Phi construiu em 2009 a primeira escola militar para meninas em Pune, Maharashtra, na Índia. A escola foi projetada tendo a sustentabilidade como um dos principais critérios. O edifício irá proporcionar um amplo espaço de aprendizagem para 720 alunos e também estrutura para outras atividades. 
Um levantamento inicial foi feito para absorver todas as sugestões feitas pelos alunos e funcionários, pois eles seriam os usuários finais. Também foram realizados alguns estudos de caso do colégio interno da cidade de Pune e do entorno e nas áreas montanhosas de Panchagany. 
As principais metas e objetivos delineados era criar uma atmosfera estudantil amigável com um toque militar para acomodar 720 alunos (professores e não docentes), e oferecer espaço para suas atividades, identificando os problemas enfrentados pelos usuários do estabelecimento. O projeto irá estudar requisitos detalhados para o campus, incluindo o fornecimento de facilidades acadêmica, administração, instalações desportivas e de recreação. 
A sustentabilidade também foi uma questão-chave e os arquitetos trabalharam cuidadosamente para estudar a topografia e vegetação existentes no local e maximizar o uso dos recursos naturais como água e pedras. O edifício vem também com um sistema de reciclagem de água residual, criando uma unidade geomorfológica (landforms) transformados em características da paisagem, com atividades internas e externas.
A abordagem do grupo Phi foi projetar um ambiente propício ao treinamento militar das meninas e ainda criar um segundo lar para elas, proporcionando uma facilidade que acentua o ambiente dos espaços criados pelo projeto arquitetônico. 
O lado sul do edifício escolar conta com piso subterrâneo, piso térreo, primeiro andar, enquanto que o lado norte é superior térreo e primeiro andar, de acordo com o contorno local. A projeção do telhado de 750 mm garante proteção adequada às janelas do primeiro andar, enquanto a hierarquia das salas de aula é mantida como classes "Lower Standard" no piso térreo e classes "Higher Standard" sobre o primeiro andar, junto com os laboratórios. 
Os pátios são cobertos com chapas de policarbonato, protegendo os corredores do excesso de chuva e garantindo a entrada de luz natural na estrutura, reduzindo a quantidade de energia necessária para iluminar o interior. Os bolsões criados no corredor entre as salas de aula garantem adequada ventilação cruzada, e o mesmo material é mantido em todo o campus, usando alvenaria de cascalho. 
O emblema simbólico da escola foi incorporado no layout do piso do hall de entrada, e o uso de materiais naturais na estrutura e corredores irá reduzir a pegada ecológica e manterá os estudantes perto da natureza. 
O estado de Maharashtra já está lutando contra a crise energética e é hora das autoridades estaduais tomarem conhecimento das diversas tecnologias de geração de energia renovável usadas mundialmente. A arquitetura de eficiência energética resolve apenas uma parte dos problemas. Agora os especialistas devem concentrar esforços na produção energética.
Fonte: Ciclo Vivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios