Pular para o conteúdo principal

Macallen Building o Primeiro Prédio com Certificação Ouro

Macallen Building
O Macallen Building, condomínio com 140 unidades, no sul de Boston, foi projetado para incorporar o “Design verde” como estratégia de marketing para lançar um estilo de vida conscientemente ambientalista e, simultaneamente, aumentar a renda do empreendimento. É o primeiro edifício nos Estados Unidos a receber um Certificado de Ouro em Energia e Ambientalismo do inglês, Leadership in Energy and Environmental Design (L.E.E.D.), Liderança em Energia e Projeto Ambiental.
Situado em área essencialmente industrial, entre duas autoestradas, ferrovias, rotas rodoviárias e um aeroporto internacional, o local apresentava desafios para a equipe do projeto ao lidar com poluição do ar e poluição sonora, efeito de calor em uma ilha urbana e criação de espaço verde local.
"O emocionante a respeito do prédio Macallen é que antigamente ele se encontrava em zona industrial, por isso estamos recuperando uma área do sul de Boston que foi bastante degradada," declarou Monica Ponce de Leon, a arquiteta de design do projeto. Na verdade, o prédio se ergue a partir de uma estreita faixa de terra à margem de uma autoestrada, tendo a utilização do espaço aproveitado ao máximo todos os melhoramentos ambientais possíveis do projeto. 
Environmental Aspects
Algumas das características “verdes” do prédio incluem uma tecnologia inovadora que deverá economizar mais de 2,2 milhões de litros de água por ano, consumindo 30% menos de energia, em relação a um prédio convencional. Um abrangente teto verde reduz a carga de calefação e ar-condicionado, além de aproveitar água da natureza.
Staggered Truss System
O projeto foi tão singular e impactante que inspirou a produção de um filme, “The Greening of Southie,” cobrindo todos os aspectos de suas qualidades ambientais, inclusive o impacto que construir um prédio verde teve sobre os operários que tinham lá suas dúvidas a respeito.
South Elevation

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios