Pular para o conteúdo principal

Jardim de conjunto empresarial ganha impermeabilização e drenagem eficientes

Estudo de Caso: Business Park / Cidade do Panamá.
Proprietário da obra: Business Park.
Contratante: Business Park.
Local da obra: Jardim do conjunto empresarial.
Data da obra: Início: fevereiro de 2005 / Término: março de 2005.
Fornecedor: Maccaferri do Brasil Ltda.Nome do Produto: MacDrain® 2L – 8 mil m².
DESCRIÇÃO DO LOCAL

Conjunto empresarial Business Park, localizado na Cidade do Panamá. O projeto paisagístico do local contempla uma grande área de jardim. O projeto de impermeabilização e drenagem se iniciou em fevereiro de 2005, terminando no mês seguinte.

DESAFIO

Para a perfeita implantação do projeto paisagístico do jardim do conjunto empresarialBusiness Park, necessitava-se encontrar sistemas eficientes para impermeabilização e drenagem das águas pluviais. O objetivo era proporcionar melhores condições de estabilidade, evitando as indesejáveis infiltrações, e aliviar poro-pressões, assegurando a integridade da obra.


A proposta inicial sugeria um sistema de drenagem em brita e geotêxtil. No entanto, o projeto perderia em quesitos importantes, como: capacidade de vazão, velocidade de aplicação e economia.



SOLUÇÃO

MacDrain® 2L foi a solução apresentada pela MACCAFERRI, utilizando-se geocomposto para drenagem. Primeiro realizou-se uma aplicação da geomembrana sobre a laje de concreto para promover a impermeabilização do sistema. Depois procedeu-se a colocação do MacDrain® 2L e, seqüencialmente, a aplicação de solo orgânico e do plantio das flores, palmeiras e grama.

Todo processo de aplicação do MacDrain® 2L foi realizado de forma rápida e limpa. Outros fatores que foram levados em consideração para a escolha da solução foram: a pequena espessura do material e a praticidade de aplicação devido a sua leveza.


DESCRIÇÃO 



Eficiente sistema de drenagem, Macdrain® 2L é um geocomposto formado por três elementos: o drenante, que possibilita captar e conduzir as águas de infiltração / percolação, saneando o solo; o filtrante, que impede o carregamento das partículas de solo para o interior do elemento drenante (o que provocaria sua colmotação e a perda da vazão); por fim, o elemento coletor, que conduz a água drenada para a descarga.
Fonte: AEC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt