Pular para o conteúdo principal

Jardim de conjunto empresarial ganha impermeabilização e drenagem eficientes

Estudo de Caso: Business Park / Cidade do Panamá.
Proprietário da obra: Business Park.
Contratante: Business Park.
Local da obra: Jardim do conjunto empresarial.
Data da obra: Início: fevereiro de 2005 / Término: março de 2005.
Fornecedor: Maccaferri do Brasil Ltda.Nome do Produto: MacDrain® 2L – 8 mil m².
DESCRIÇÃO DO LOCAL

Conjunto empresarial Business Park, localizado na Cidade do Panamá. O projeto paisagístico do local contempla uma grande área de jardim. O projeto de impermeabilização e drenagem se iniciou em fevereiro de 2005, terminando no mês seguinte.

DESAFIO

Para a perfeita implantação do projeto paisagístico do jardim do conjunto empresarialBusiness Park, necessitava-se encontrar sistemas eficientes para impermeabilização e drenagem das águas pluviais. O objetivo era proporcionar melhores condições de estabilidade, evitando as indesejáveis infiltrações, e aliviar poro-pressões, assegurando a integridade da obra.


A proposta inicial sugeria um sistema de drenagem em brita e geotêxtil. No entanto, o projeto perderia em quesitos importantes, como: capacidade de vazão, velocidade de aplicação e economia.



SOLUÇÃO

MacDrain® 2L foi a solução apresentada pela MACCAFERRI, utilizando-se geocomposto para drenagem. Primeiro realizou-se uma aplicação da geomembrana sobre a laje de concreto para promover a impermeabilização do sistema. Depois procedeu-se a colocação do MacDrain® 2L e, seqüencialmente, a aplicação de solo orgânico e do plantio das flores, palmeiras e grama.

Todo processo de aplicação do MacDrain® 2L foi realizado de forma rápida e limpa. Outros fatores que foram levados em consideração para a escolha da solução foram: a pequena espessura do material e a praticidade de aplicação devido a sua leveza.


DESCRIÇÃO 



Eficiente sistema de drenagem, Macdrain® 2L é um geocomposto formado por três elementos: o drenante, que possibilita captar e conduzir as águas de infiltração / percolação, saneando o solo; o filtrante, que impede o carregamento das partículas de solo para o interior do elemento drenante (o que provocaria sua colmotação e a perda da vazão); por fim, o elemento coletor, que conduz a água drenada para a descarga.
Fonte: AEC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios