Pular para o conteúdo principal

5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente


Todos poderão ver no site do IBF, que há décadas eles trabalham por um mundo melhor, ecologicamente equilibrado e eco socialmente mais justo. 

Muitas vezes, deixando de viajar ao Exterior, por investir numa viagem “interior” (de mente e espíritos) necessária para “reflexão” de cada ser humano. Para isso, (sem subvenções, nem verbas) realizam e participam de eventos, palestras, projetos, artigos, livros, num alicerce-semente de idealismo e pés na Terra. E esse “capital intelectual” não tem preço! 

Aos que os visitam e participam com mensagens, e se aproximam para trabalhar pela causa ambiental (...e sabem que querer é poder); pela purificação de nossa evolução terrena, só com união e instrução, (além de pesquisas eco tecnológicas), poderemos tentar reverter o funesto quadro ambiental global. 

O compromisso... da "Agenda Ambiental" são todos os dias: com consciência ecológica, com a lógica da vida, soberania da pátria e demais povos-irmãos e seres do Planeta Terra. 

Estam conscientes e determinados, de que só a diversidade dos seres vivos, constitui a "essência da vida" e de nossa energia ou força coletiva. 

Os objetivos são mudanças! E isso está se fazendo, com os projetos, idéias, e objetivo planetário comum de atuar local e globalmente (...desenvolver sem devastar), reconhecendo a importância da união, solidariedade, verdade, trabalho. 

Porém, apesar de Acordos, Tratados, Protocolos, Conferências,... a humanidade prossegue dizimando (...pulverizando, poluindo, esgotando, exterminando ) todos recursos não renováveis da natureza... do Planeta Terra: Destruição de ecossistemas; Poluição da biosfera, rios e oceanos; Extinção de florestas e espécies de flora e fauna com milhões de anos de existência. 

O sonhado "desenvolvimento sustentável", não será realizado por palavras e discursos ou 40 capítulos da ótima "Agenda 21",MAS SIM... por uma obrigação - nossa - pessoal, (única) de cada ser humano, cada instituição, ter o compromisso (...por ações concretas!) de salvar - local e globalmente - a vida no Planeta Terra. 

AGENDA AMBIENTAL... HOJE: Dia do "tigre" (... em extinção!); Dia da "foca" (... em extinção!); Dia dos "insetos" (... em extinção!). Ou com o “Dia dos Bombeiros” (... que ameaçam suas vidas) para salvar a integridade ambiental e humana. Ou dos colegas “Médicos Sem Fronteiras” que humanitariamente atuam em desastres naturais. 

HOJE... é dia de todas florestas, animais, (...aves, répteis ou peixes! ) manguezais, rios e oceanos. HOJE... é dia do "bicho-homem" (entre guerras, bombas, fome, desigualdades, superpopulação, terrorismos, assaltos, crimes!) reciclar lixos e mentes para diminuir a poluição. HOJE... é dia da humanidade (com ciência & tecnologia, mente, espírito & coração) pensar num novo caminho, ...que não pensou no começo! 

Por: Liliane Bering Fróes – Vice Presidente do “Instituto Bering Fróes Eco Global”. 
Médica (Pós Graduada em Saúde Pública e GO, Clínica Médica, Especialista em Nutrologia).
Fonte: IBF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt