Pular para o conteúdo principal

Projeto Ecologicamente Sustentável de uma Ecovila na Austrália

Eco Village
Um novo marco foi registrado em projetos imobiliários ecologicamente sustentáveis pela inovadora companhia de desenvolvimento imobiliário Landmatters, com a criação da primeira comunidade residencial auto-suficiente de seu porte, na Austrália, a Ecovila de Currumbin, na Costa Dourada de Queensland.
Circundado pelo pitoresco Vale Currumbin, e contando com um legado mundial de florestas tropicais proporcionando um luxuriante pano de fundo, a ecovila de 110 hectares localiza-se há apenas 7 minutos e à 7 km das margens oceânicas. Vencedora do prêmio de “Melhor Projeto de Desenvolvimento Sustentável de 2007”, concedido pelo Instituto de Desenvolvimento Urbano da Austrália, a ecovila é uma das maiores comunidades totalmente sustentáveis do mundo, com 144 “residências ecológicas” e numerosas instalações em volta de um pequeno centro de vila. Além disso, o projeto conquistou um crédito pleno de seis categorias junto ao programa EnviroDevelopment da Austrália, um sistema de “branding” cientificamente fundamentado, desenvolvido para facilitar aos compradores reconhecer e selecionar casas e estilos de vida ambientalmente mais sustentáveis.
Eco Village
Na qualidade de projeto piloto de energia e consumo de água do governo de Queensland, o propósito é preservar e valorizar a atual beleza do local mediante uma melhoria da biodiversidade, nutrindo a regeneração do solo, tornando-se um exemplo a seguir na vivência de uma comunidade sustentável.
A energia solar foi controlada, para o fornecimento de energia às casas, e o teto, fabricado com aço COLORBOND®, é utilizado em todo o projeto para contribuir no fornecimento de eficiência térmica, atendendo aos requisitos das práticas de construção sustentáveis de hoje. Além disso, quase todas as residências contam com sarjetas, calhas e downpipes feitos de aço COLORBOND®, bem como um tanque de águas pluviais BlueScope para eficientemente recolher toda a água de chuva e minimizar o desperdício. Além da construção das casas, propriamente dita, o próprio projeto conta com diversas características para promover um estilo de vida sustentável, tais como as pequenas e amigáveis sendas, em lugar das tradicionais estradas, e uma rede de ciclovias e caminhos para pedestres, reduzindo a supremacia dos veículos.
Kerry Shepherd, diretor de vendas e marketing da Landmatters, explica: "Ao projetarmos a ecovila, nossa grande preocupação era a de que a comunidade fosse auto-suficiente no consumo de energia, utilização hídrica e reciclagem da água. Para tanto, era importante selecionar materiais de construção tais como produtos para tetos e águas pluviais feitos de aço, que proporcionassem um meio de vida sustentável. ”.
Simon Charrington, gerente de desenvolvimento de mercado da BlueScope Steel, acrescenta: "O aço COLORBOND® há muito tempo já é reconhecido pela sua adequação em projetos desta categoria. No nosso caso, tetos, sarjetas, fachadas, calhas e tanques ajudam a maximizar a reutilização da água da chuva, assim reduzindo o problema de recursos hídricos limitados.
Tetos fabricados com aço COLORBOND® ajudam mais ainda o meio ambiente ao minimizarem a necessidade de ar-condicionado no verão e a calefação no inverno por serem termicamente eficientes. ”Ao mesmo tempo, o teto de aço é ideal para projetos sustentáveis, já que se trata de um material eficiente em energia, durável, 100% reciclável e climaticamente orientado para proporcionar o máximo conforto com a mínima energia, refletindo o calor do verão e conservando o calor no inverno.
Além de focar habitação sustentável, a ecovila empenha-se em manter a vida agreste do entorno, dedicando 80% do local para espaço aberto e 50% de sua reserva ambiental.
A ecovila é um projeto piloto de energia e águas do governo de Queensland, parte do Programa de Desenvolvimento Urbano Sustentável, uma iniciativa conjunta entre a Agência de Proteção Ambiental de Queensland (EPA) e da UDIA. A primeira fase da ecovila, “Ecopovoados de Riacho (“Creek Ecohamlets”), vem despertando grande interesse de compradores de residências, e as vendas da segunda fase, “Terraços do Vale” ("Valley Terraces") já foram iniciadas.
Clique aqui para saber mais a respeito da The Ecovillage

Fonte: Livingsteel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios