ScienceDaily (04/08/2009) – Ter um jardim em seu terraço não é agradável apenas para uma festa, ele pode tornar a sua cidade mais ambientalmente amigável. Muitas cidades norte-americanas estão começando a incorporar telhados ecológicos em suas legislações porque elas reconhecem que, plantando um jardim no terraço, podem compensar o calor, aumentar a bioversidade urbana e diminuir a runoff das enxurradas. Estas enxurradas podem ser problemáticas nas cidades onde a chuva é canalizada por ruas e áreas de estacionamentos, levando consigo detritos e produtos químicos e aumentando o risco de inundações.
Mas as plantas nos telhados ecológicos podem absorver parte dessa água – “como uma esponja sendo saturada”, diz Olyssa Starry, uma aluna da Universidade de Maryland. Starry estudou um telhado ecológico em comparação com um edifício com um telhado normal, para determinar quanto o telhado iria absorver de água dos frequentes temporais. Ao medir a água que escoou pelos condutores verticais para fora dos telhados dos edifícios, ela descobriu que o telhado ecológico retém de 30% a 75% da água dos temporais, em comparação com a quantidade retida pelo edifício sem cobertura verde.
Embora os seus resultados sejam preliminares, Starry pensa que as cidades poderiam colher benefícios de tornar os telhados ecológicos uma parte dos seus requisitos para edificações, como Toronto e Berlim fizeram recentemente. Utilizando imagens GIS, ela estimou o número e a área dos edifícios que poderiam ter telhados ecológicos dentro de uma bacia hidrográfica na área de Baltimore. Se todos estes telhados tivessem cobertura verde, diz ela, poderiam reter 30 milhões de litros de água por ano nesta bacia.
Esta pesquisa foi apresentada no Ecological Society of America’s Annual Meeting (ESA) , em 3 de agosto de 2009.
Comentários
Postar um comentário