Pular para o conteúdo principal

Ecovila uma proposta de vida sustentável

As ecovilas são comunidades organizadas para desenvolver atividades centradas na harmonia e no equilíbrio entre as pessoas e o meio-ambiente. Centenas de ecovilas em todo o mundo estão se dedicando à pesquisa e experimentação de tecnologias “verdes”, educação ambiental, proteção e regeneração dos ecossistemas, assim como à busca do equilíbrio e plenitude pessoal e social de seus moradores.

Incorporado pelas Nações Unidas no Programa de Desenvolvimento de Comunidades Sustentáveis, o conceito das ecovilas faz parte de um movimento global que reúne cerca de um milhão de moradores em 15 mil vilas espalhadas pela Europa, Américas do Sul e do Norte, Austrália e África. Somente no Brasil há registros de 30 ecovilas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Amazonas, Goiás e Paraná.
“Para as Nações Unidas, as ecovilas são a revolução do habitat, em que a auto-sustentabilidade vai ao encontro das necessidades do presente sem comprometer a sobrevivência das gerações futuras”.
Não tirar da terra mais do que podemos devolver a ela. Esse é o princípio básico das ecovilas, comunidades criadas longe das grandes cidades, que vivem sob o conceito de uma vida mais limpa, livre de estresse, trânsito e poluição.
As ecovilas são um projeto de vida perfeito para quem se preocupa com o meio ambiente e as gerações futuras. Definido como “assentamento agro-ecológico sustentável”, o conceito foi lançado mundialmente em 1995, quando também se estabeleceu a Rede Global de Ecovilas.

Nas ecovilas ao redor do mundo você encontra a prática de uma nova consciência ecológica: coleta seletiva, reciclagem e reutilização do lixo; uso racional e criativo da água e de outros recursos naturais essenciais para a vida; implantação de arrojados projetos de bioarquitetura que usam materiais locais e reciclados para construção de boas casas; geração de energia a partir de fontes renováveis como o sol, os ventos e a biomassa; tratamento de esgotos e purificação da água através de plantas, microorganismos e outras modernas técnicas biológicas (“living machines”); recuperação de micro-climas e até de ecossistemas criando as condições para a multiplicação ou reprodução de espécies animais e vegetais nativas ou adaptadas; agricultura orgânica; agro-florestas e outras tecnologias sustentáveis.
Uma ecovila é sempre um fascinante laboratório vivo de qualidade de vida ambiental e humana que atrai as pessoas com a mesma visão do futuro.
Assista o vídeo e conheça os princípios de um projeto ecovila:

Conheça um projeto de ecovila em São Paulo na Revista aU, páginas 24 e 25.
Quem escolhe este tipo de vida se agrupa por afinidades culturais e profissionais desenvolvendo variadas atividades produtivas e assistenciais. O que todas têm em comum é a preocupação com o impacto ambiental da própria comunidade, a dedicação de seus moradores a economias sustentáveis, o relacionamento interpessoal baseado na solidariedade, na cooperação e na difusão das informações. Todas elas desenvolvem alguma forma de trabalho educativo e social, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população dentro da sua área de influência. Uma ecovila é, antes de tudo, um exemplo de vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt