Pular para o conteúdo principal

Projeto sustentável vence prêmio mundial


O desenvolvimento de tecnologias sustentáveis a partir de materiais recicláveis e resíduos industriais, para a fabricação de matérias-primas voltadas a uma construção verde, levou o programa Ecohabitare Sistemas Sustentáveis, da PUCPR, a vencer o prêmio Embaixador Mundial da Bayer 2010, junto com outros três vencedores internacionais. O estudante , aluno do curso de Engenharia Ambiental da PUCPR, representou a instituição e apresentou o programa Ecohabitare no Encontro Internacional de Jovens Embaixadores Ambientais realizado este mês, na Alemanha, e que reuniu 50 projetos selecionados de 18 países, sendo quatro brasileiros (além do paranaense, um de São Paulo, outro do Rio Grande do Sul e do Rio Grande do Norte).
Entre os critérios de julgamento dos 70 projetos inscritos no Brasil para a 7.ª edição do Programa Jovens Embaixadores Ambientais, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), estão a contribuição para a preservação do meio ambiente, nível de participação do estudante, resultados obtidos ou esperados e a possibilidade de replicação em maior escala. Conhecia a premiação da Bayer e considerei que o Ecohabitare se enquadrava nos pré-requisitos do programa. Conversei com o professor Fernando Arns, coordenador do projeto, para fazermos a inscrição , lembra Daniel Zardo. Para o estudante, estar entre os vencedores traz um estímulo e é um sinal de que o grupo está no caminho certo. A experiência de participar do encontro na Alemanha trouxe uma contribuição profissional e pessoal. O contato direto com os outros participantes é uma oportunidade de multiplicar e aplicar aqui o que vi lá, assim como outros vão levar como exemplo o nosso trabalho , enfatiza Zardo.
Os materiais e técnicas desenvolvidos pelo Ecohabitare incluem telhado verde e horta vertical feitos com garrafas pet, calha para captação de água da chuva com caixas do tipo tetra pak, e o tijolo ecológico, que leva pó de mármore em sua composição e funciona com sistemas de encaixe para a construção, além de ter propriedades impermeáveis. Todos os produtos passam por testes laboratoriais rigorosos quanto à resistência, durabilidade e ciclo de vida dos materiais. O tijolo com pó de mármore, por exemplo, oferece o dobro de durabilidade exigida pelas normas, além de secar naturalmente, sem a utilização de queima em fornos para a secagem, como o tradicional tijolo de argila, o que contribui para o meio ambiente. Na fase de testes, esse tijolo ecológico ficou 40 dias mergulhado na água, sem sofrer ação direta do líquido , exemplifica o professor do curso deEngenharia Civil da PUCPR Fernando Arns.
Embora a iniciativa da participação no concurso tenha sido de Daniel Zardo, Arns reforça que o trabalho premiado é multidisciplinar e envolve 28 alunos dos cursos de graduação em Agronomia,Engenharia Florestal, EngenhariaCivil, Arquitetura, Desenho Industrial, licenciatura em Química, Biologia, Engenharia Ambiental, mestrado em Mecatrônica e doutorado em Produtônica. Cada aluno ajuda no seu campo de atuação, o que contribui para o resultado final , complementa Zardo. O objetivo futuro do Ecohabitare, segundo o coordenador Arns, é capacitar grupos para atuar com esses processos de produção para gerar emprego e renda em suas próprias comunidades.
O consultor de responsabilidade social da Bayer Arturo Rodriguez reforça que a importância do programa Jovens Embaixadores Ambientais, desenvolvido pela Bayer desde 1998 no mundo e desde 2004 no Brasil, é buscar jovens engajados em projetos socioambientais que gerem sustentabilidade em várias áreas de atuação, utilizando resíduos, materiais vindos de lixões, resultando em economia de recursos naturais. Este foi o primeiro ano em que elegemos quatro vencedores mundiais, premiados com mil euros cada projeto, para a continuação dos trabalhos. O programa representado por Daniel é um exemplo de que todo o processo permeia a sustentabilidade. É uma grande satisfação ter um projeto brasileiro entre os quatro melhores do mundo , destaca Rodriguez.
O consultor elogia ainda a preocupação do Paraná e de sua juventude com os aspectos sustentáveis. Esta não é a primeira vez que o estado se destaca em nosso programa. Entre os brasileiros que foram para a Alemanha em anos anteriores no encontro Internacional, tivemos em 2005 um jovem de Campo Mourão, em 2008 de Apucarana, e em 2006, 2007 e 2010 projetos de Curitiba.
Fonte: Senge

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios