Pular para o conteúdo principal

Paris utiliza calor dos canais de esgoto para gerar energia em escola

tubula��o que ser�usada na produ��o de energia

Tubulação que está sendo usada na produção de energia/Foto: Shadowgate/CC

Calma, não vai feder! O que acontece neste novo sistema é que o calor dos canais de esgoto da cidade de Paris, capital francesa, será utilizado na geração de energia para a escola Wattignies.
O reaproveitamento da água com a geração de energia pelo calor dos canais é um projeto resultante da cooperação entre a empresa de gestão de limpeza de água (ECD) de Paris e de duas outras empresas: a Compagnie Parisienne de Chauffage Urbain(CPCU) e a Lyonnaise des Eaux.
O sistema consiste na instalação de uma bomba de calor próxima à escola e de trocadores de calor, que estão sendo instalados na encosta dos canais. Um coletor de calor, instalado dentro dos tubos, vai reter o ar quente e enviá-lo para os permutadores até chegar à bomba, que vai aquecer a escola parisiense.
As estimativas de eficiência desse novo processo são animadoras. Apenas com a bomba de calor, 70% da escola será aquecida e mais de 73 mil toneladas de CO2 serão poupadas com o uso do sistema.
A provável segurança, limpeza e sustentabilidade do projeto já estão credenciando o sistema como uma nova forma de geração de energia. Bertrand Delanoë, prefeito de Paris, afirmou, na inauguração da obra, em 1º de abril, que o projeto poderá ser expandido para outras regiões próximas a canais de esgoto. Além de seguro, o processo economiza energia e dinheiro da população francesa.

Fonte: EcoD             Via: Paris.fr.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios