Pular para o conteúdo principal

A Casa sobre Rodas

Tim Pyne, arquiteto do Reino Unido, encontrou uma propriedade que era exatamente o pedaço de terra onde gostaria de morar, mas não conseguiu licença para construir ali. Poderia, porém, colocar um trailer no local, algo conhecido antigamente como casa sobre rodas, e ficar totalmente dentro da legislação do Reino Unido. Mas quando Pyne deu uma olhada nos preços dos trailers, eles não se encaixavam nos seus planos. Por isso, decidiu construir uma casa—chamando-a de “m-house” (pronuncia-se “mouse”, em inglês). A “m-house” permite o luxo de morar num ambiente móvel, solucionando de maneira criativa, a utilização do terreno.
Com casas classificadas como trailers, uma vizinhança jovial de “m-houses” poderia se desenvolver como uma comunidade nova, rápida e ainda assim, permanente, nas docas da cidade, ou melhor ainda, essas casas podem ser equipadas com meios para flutuar, originando uma comunidade flutuante. Em áreas superpovoadas, a “m-house” pode ser rebocada no quintal dos fundos, tornando-se um espaço adicional, destinado às famílias ou inquilinos, ou quem sabe, instalações independentes, muito sofisticadas para vovó e vovô.
House on wheels
Esse tipo de moradia se encaixa nas especificações de um trailer, ficando convenientemente fora do alcance de muitos incorporadores imobiliários. A “m-house” é entregue em duas seções com três metros de largura e pode ser transportada por um caminhão.
A primeira ideia que nos ocorre é que esse tipo de casa se presta como refúgio de fim de semana, mas os clientes de Pyne a estão utilizando como residência permanente. Com 100 m2, essas casas são maiores que muitos flats urbanos. E ainda contam com diversos itens que a maioria dos moradores de cidade sonharia em ter, mas que jamais poderiam pagar nas cidades do planeta. A espaçosa sala de estar inclui piso aquecido e uma cozinha-sala de jantar bem equipada. Dormitórios são sempre dormitórios—não se estiverem disfarçados de salas de estar, compactos, porém dotados de muitos armários. O banheiro é grande, contando com a alta qualidade que se poderia esperar de uma casa em bairro de classe média superior. Tem até uma varanda coberta, com uma porta dupla para acessá-la.
O dono pode optar por vários tipos de materiais, desde cedro até chapas de alumínio. E o que mais atrativo é que, se a pessoa não estiver satisfeita com os vizinhos, ou for transferido no emprego, é só levar a casa para o novo endereço.
House on wheels
A estrutura da “m-house” é feita de molduras de aço leve, o que permite seus amplos espaços abertos. Na verdade, as paredes do interior podem até ser eliminadas, fazendo da casa um escritório ou espaço comercial. Pyne propôs um “m-hotel” para a Shoreditch Goods Yard, em Londres, que basicamente é um grupo de m-houses. O “m-hotel” é um “apart-hotel” moderno, projetado para ser alugado por empresas por um período de até 3 meses. Segundo o site, “aqui os executivos podem se hospedar em um ambiente caseiro (mas provavelmente muito melhor) que permita o seu entretenimento, relaxamento (e trabalho) no centro da área mais legal de Londres, pertinho do próprio escritório.” Por conseguinte, o flexível e luxuoso ambiente de uma “m-house” se transforma num lar temporário para homens de negócio fora de sua casa. O “m-hotel” seria construído em terreno abandonado que não tivesse planos de novas obras no local. Caso se cristalizassem planos imobiliários mais permanentes na área, basta que o “m-hotel”vá para fora”.
Click to enlarge image

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios