Pular para o conteúdo principal

Arquitetos do Brasil ganham Concurso Internacional Living Steel em 2007

O Concurso Internacional Living Steel de 2007 desafiou os participantes a projetarem soluções inovadoras e eficientes usando o aço na construção, tendo em vista as demandas causadas pela deficiência global de habitação. Essas propostas deveriam estar focadas em habitações corretas do ponto de vista ambiental e social para Recife, no Brasil, Wuhan, na China, e Thames Gateway, no Reino Unido. 

Dois projetos ganhadores do Concurso Internacional de Arquitetura para Habitações Sustentáveis para o Brasil foram de escritórios brasileiros. Um deles foi o escritório de Arquitetura, Andrade Morettin Arquitetos Associados, e o outro foi o escritório Brasil Arquitetura, com projetos criativos, com desenhos inovadores a partir do uso do metal. 
Andrade Morettin Arquitetos (Brasil)                    
Projeto do escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados       
Brasil Arquitetura (Brasil)
Projeto do escritório Brasil Arquitetura
O Brasil se destacou com o maior número de escritórios inscritos, 158 ao todo. O Concurso Living Steel é uma das maiores iniciativas na área de projetos de arquitetura do mundo. Lançado em 2005, o programa é gerenciado pelo International Iron and Steel Institute, patrocinado pelas principais fabricantes de aços do mundo, como Arcelor, Baosteel, Blue Scope Steel, Celsa Group e Tata Steel, entre outras empresas.
Os vencedores foram selecionados por um Júri independente presidido pelo renomado arquiteto Andrew Ogorzalek e aprovado pela UIA - International Union of Architects (União Internacional dos Arquitetos). Os jurados foram Glenn Murcutt, James Berry, Andrew Ogorzalek, Cui Kai, Jaime Lerner (UIA), Roberto Loeb, e o substituto Nicholas de Monchaux (UIA).
Representando os jurados, o presidente Andrew Ogorzalek comentou os pontos de destaque de cada projeto vencedor que influenciaram na seleção do Júri. "Em relação ao projeto para o Brasil apresentado pelo escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados Ltda., o Júri ficou impressionado com a elegância e simplicidade do design e com sua adequação à cultura e ao lugar", disse Ogorzalek. "O projeto mostrou um bom uso da estrutura de aço, proposta para imprimir um caráter flexível, leve e aberto."
Veja o projetos completos em: Andrade Morettin e Brasil Arquitetura


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio...

Telhado de Bambu

É muito resistente quando devidamente tratado, com uma estética linda e, não se utiliza só como cobertura, mas como vedação (paredes).  Quando os bambus não são tratados, o sol e a chuva os tornam fragilizados, criando fungos e ressecamento, a durabilidade é de uns 2 ou 3 anos, dependendo da região. Mas, se souber colher no dia certo (não caruncha e dura bastante) e aplicar um spray impermeável, a duração será muito maior que três anos *Dica:  - popularmente, a lua minguante (4ºdia) é conhecida como a melhor lua para se cortar os colmos (caule) de bambu.  - Use sulfato de cobre. Fonte: Brincadeira Sustentável