Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

22 de jul de 2011

Tetra Pak e o pós-consumo - Embalagem Sustentável - Sustainable Packaging

A Tetra Pak é uma embalagem cartonada, mais conhecida caixinha Longa Vida, usada para a proteção e transporte de produtos líquidos ou pastosos, que necessitam de uma boa barreira contra os efeitos do ambiente externo à embalagem. Quando surgiu no mercado foi uma inovação para vários produtos que dependiam a refrigeração para conservar os seus produtos nos supermercados.
Para ter uma barreira eficiente, sem ncessitar de refrigeração. a embalagem cartonada da Tetra Pak é feita de três materiais básicos que juntos resultam em uma embalagem muito eficiente, segura e leve.
Cada material tem uma função especfica:
  1. Papel: garante estrutura embalagem;
  2. Polietileno: protege contra umidade externa, oferece aderência entre as camadas e impedem o contato do alimento com o alumínio;
  3. Alumínio: evita a entrada de ar e luz, perda de aroma e contaminações.
Através da combinação destes três materiais, a Tetra Pak produz um material de embalagem com excelentes propriedades e performance que proporcionam às embalagens:
Porém após o seu consumo, a separação e a reciclagem desses 3 materiais, virou um desafio para todos os envolvidos no consumo desse material. A separação dos materiais necessita de equipamentos especiais e integração de toda a cadeia.
A reciclagem das embalagens cartonadas pós-consumo fazem parte das metas ambientais estabelecidas pela Tetra Pak em seu sistema de Gestão Ambiental. Eles ajudaram a desenvolver uma tecnologia adequada de reciclagem e incentivam a coleta seletiva.
Vejam como é o ciclo de vida da embalagem Tetra Pak:

Matéria-prima
O papel utilizado é o duplex, com uma camada branca, que não utiliza cloro para alvejamento, e uma parda. O papel é produzido a partir de florestas certificadas pelo Forest Stewardship Council – FSC. Os fornecedores de plástico e aluminio também são certificados pela ISO 14001.
Transportecaminhão
O transporte de matérias-primas é otimizado, evitando gastos com combustíveis e minimizando a poluição. Na fábrica de Ponta Grossa – PR, as bobinas chegam via férrea.
Processo Produtivo Bobinas
Todas as etapas de produção de embalagens possuem metas, procedimentos e instruções para diminuir os impactos ambientais.
Envase
A colocação do alimento na embalagem é uma etapa crítica e bem controlada para evitar desperdícios.
Consumo
Proteger a saúde do consumidor e garantir a qualidade nutricional do alimento envasado são algumas das vantagens das embalagens da Tetra Pak, que também não precisam de refrigeração no ponto de vendas.
Coleta Seletiva
A Tetra Pak incentiva cidades que adotam a coleta seletiva através da confecção de folhetos educativos e apoio técnico às prefeituras e cooperativas de catadores. Esse trabalho é fundamental para que os materiais recicláveis sejam separados.
Reciclagem
A reciclagem das embalagens da Tetra Pak começa nas indústrias de papel, em um equipamento chamado hidrapulper. Durante a agitação das embalagens, com água e sem produtos químicos, as fibras celulósicas são hidratadas, separando-se das camadas de plástico/alumínio. Essas fibras são, então, utilizadas na produção de papel reciclado para confecção de caixas e tubos pequenos. As camadas de plástico/alumínio são usadas para fabricar peças plásticas ou placas e telhas utilizadas na construção civil.

INCENTIVO À RECICLAGEM

Para viabilizar a reciclagem da embalagem cartonada, é necessário aumentar o seu valor comercial no mercado de reciclagem, viabilizando a coleta seletiva e criando um novo mercado que reutiliza esse material.
A Tetra Pak faz isso apoiando cooperativas de reciclagem, apoiando a pesquisa nas universidades e ajudando a desenvolver novos produtos.
Vejam alguns produtos que já são feitos com a embalagem cartonada:
Telha
Piso
Móveis
Caneta
Quanto mais produtos forem desenvolvidos, maior será a possibilidade de se reciclar esse tipo de embalagem. Fica a dica para os designers de produto.
Video
Vejam o video da Tetra Pak. Ele mostra do o ciclo de vida das embalagens longa vida desde a extração das matériais primas até sua completa reciclagem focando os benefícios ambientais ao longo de todo este ciclo.
Não sabe onde descartar a sua embalagem cartonada?

Veja um dos pontos de coleta seletiva no site Rota da Reciclagem:Rota da Reciclagem

Fonte:

Via: SMA Brasil