Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

14 de jul de 2011

Designer cria dispositivo que oferece mais segurança aos ciclistas

Dispositivo de segurança, Blaze, projeta uma imagem de uma bicicleta com um laser verde brilhante à frente do ciclista, alertando os motoristas a sua presença. (Imagem:Divulgação)
 
A estudante de design britânica Emily Brooke, criou um dispositivo de segurança que projeta uma imagem de uma bicicleta com um laser verde à frente do ciclista, alertando os motoristas a sua presença. A invenção foi apelidada de Blaze. Ciclovias, embora úteis, também carregam sua cota de perigo quando os motoristas simplesmente não estão conscientes de que existe um ciclista por perto. 
Muitas pessoas têm medo de andar de bicicleta em ruas movimentadas, e é fácil entender o porquê. As bicicletas são mais lentas e oferecem menos proteção do que os carros, além de serem menos visíveis. 
A falta de segurança oferecidas aos ciclistas, mesmo àqueles que saem equipados com capacetes e que respeitam as leis de trânsito inspirou Emily, estudante da Universidade de Brighton, a desenvolver um dispositivo de segurança para aqueles que enfrentam os riscos das grandes cidades. 
A invenção, apelidada de Blaze (brilho, em tradução livre), está sendo saudada como um salva-vidas em potencial e conferiu-lhe um lugar em uma faculdade de prestígio nos EUA, em um Programa de Empreendedorismo, onde deverá trabalhar no desenvolvimento do produto. 
"Eu queria abordar a questão da segurança dos ciclistas nas ruas da cidade, aumentando a visibilidade, pegada ecológica, e, finalmente, a consciência da bicicleta", disse a estudante. 
Blaze é um dispositivo pequeno, movido a bateria ligado ao guidão da bicicleta, moto ou scooters que projeta uma imagem a laser à frente do motorista. O símbolo verde serve para alertar aos outros a sua presença e pode ser usado na opção “piscando”, maximizando a percepção. A imagem é visível mesmo de dia. 
De acordo com Emily, 80% dos acidentes ocorre quando os veículos fazem manobras em cima dos ciclistas. O fator mais comum é a 'falha ao olhar corretamente’ por parte do condutor do veículo.“Uma bicicleta iluminada como uma árvore de natal, no ponto cego do ônibus, permanece invisível.” 
“Com Blaze, você vê a bicicleta antes de ver o ciclista e eu acredito que isso poderia realmente fazer a diferença no cenário-chave que ameaça a vida dos ciclistas nas estradas.” 
Emily trabalhou junto com especialistas em segurança rodoviária, na Câmara Municipal Brighton & Hove, empresa de ônibus e psicólogos de trânsito, no desenvolvimento do dispositivo. A ideia recebeu reconhecimento internacional; o produto ainda conceito, certamente trará mais segurança aos ciclistas. 
Os benefícios ambientais e para a saúde que o uso da bicicleta oferece são inúmeros e com a criação de rotas cicloviárias a expectativa é de que mais pessoas comecem a utilizar este meio de transporte de forma mais segura. 
Fonte: CicloVivo