O Instituto de Estruturas Leves e Design Conceitual (ILEK), da Universidade de Stuttgart, na Alemanha, criou uma residência que poderá produzir energia o suficiente para alimentar a própria casa e recarregar veículos elétricos. O projeto foi liderado pelo professor Werner Sobeke.
A ideia foi ganhadora do concurso Casa com Mais Energia e Mobilidade Elétrica promovido pelo Ministério Alemão de Transportes, Obras e Desenvolvimento Urbano. A grande vantagem do projeto é que ele pode ser construído em qualquer lugar, pois pode ser facilmente montado e desmontado, e ainda pode servir de matéria prima para um novo edifício.
Os materiais de construção são sustentáveis e os designers criaram controles inteligentes que direcionariam a energia produzida, pelas matrizes solar e térmica, para os carros elétricos ou para alimentar outros prédios locais. Eles também esperam que a criação sirva de exemplo para a construção de futuros prédios.
A residência tem dois andares e uma tela de vidro que expõe como os sistemas de energia trabalham, porém, o vidro não restringe a privacidade dos moradores. Existem paredes dispostas de forma estratégica para permitir o conforto das pessoas.
A casa está prevista para ser exibida em meados de 2011, em Berlim.
Fonte: EcoD
Comentários
Postar um comentário