Pular para o conteúdo principal

Casa Ecologicamente Correta (mais sites)

Achei por bem passar essas informações pois ajudam aqueles que se interessam pelo assunto.

No ano passado, fiz um trabalho para a faculdade sobre Casa Ecológica, e com isso consegui reunir dezenas de sites, que contém informações sobre por que fazer, como fazer e o que fazer…
Vou tentar fazer um resumo do que cada site propõe e compartilhar aqui as idéias mais interessantes que eu encontrei… E também tentar fazer a cabeça de quem vai construir ou reformar a sua casa, porque além de ajudar o meio ambiente, descobri que o melhor benefício vem no final do mês com as contas de energia e água (principalmente)!
Encontrei vários sites simplesmente fantásticos, com tudo que você precisa 
saber, fotos, gráficos, animações, vídeos, e inclusive o projeto da obra.O mais divertido deles, é do site eletrosul, que fez esse projeto pensando na eficiência energética. Divertido, porque o site contém vídeos e animações para você fazer uma visita virtual  pela casa, e também aprender algumas técnicas da arquitetura bioclimática que consiste no aproveitamento das das condições naturais do lugar, como o clima, relevo, sol, vento e vegetação.eletrosul.gov.br/casaeficiente

Outro site, Casa Autônoma é uma prova de que sua casa pode ser ao mesmo tempo ecológica e bonita. Para conseguir as fotos e plantas da casa, basta mandar um email para o endereço:
cadastro@casaautonoma.com.br, fazer o cadastro e o pedido.O site Eco Centro.org reúne soluções sobre água, energia, saneamento, alimentação e habitação. O Instituto localiza-se em Pirenópolis, Goiás, mas você pode fazer uma visita virtual e descobrir como é possível viver de maneira sustentável.


No site casa.com.br você pode fazer um cálculo do seu consumo de água mensal e qual o seu potencial de economia; e ainda fazer um teste para saber se sua casa está seguindo os passos da sustentabilidade e descobrir o que você pode fazer para reduzir os impactos da sua construção sobre o meio ambiente.

Já o site Eco Casa foca os produtos que você pode comprar para transformar sua casa numa verdadeira casa ecológica! Tratamento de água, tratamento de esgoto, sistema de coleta da água da chuva, aquecimento solar, energia eólica, materiais para construir sua casa, como telhas recicladas, tintas naturais à base de terra, fibra de coco, são uns dos exemplos do que você vai encontrar no site.
Para quem não vai construir, e nem reformar, mas quer mudar algumas das suas atitudes dentro de casa para economizar energia, não deixe de visitar eficiencia-energetica.com e anotar os conselhos energéticos, que são dicas para cada cômodo da sua casa, além de falar sobre transportes e reciclagem. Mais dicas você encontra no site do Real, para mudar os hábitos tanto em casa quanto no trabalho!
Já a Docol, tem uma válvula para descargas que possui duas teclas que ao serem acionadas despejam dois diferentes volumes de água, um para limpeza parcial (líquidos) e outro para uma limpeza total (sólidos), racionalizando o consumo de água. Muito inteligente, não?! Em “Planeta Água” você também vai encontrar informações como economizar e por que economizar.

Para finalizar esse tópico (que já está grande por demais!)… Segundo o IDHEA, construção sustentável é “um sistema construtivo que promove alterações conscientes no entorno, de forma a atender as necessidades de habitação do homem moderno, preservando o meio ambiente e os recursos naturais, garantindo qualidade de vida para as gerações atuais e futuras.” ou então “Aquela que reduz os impactos ambientais causados pelos processos construtivos, uso e demolição dos edifícios e pelo ambiente urbanizado”.
Sobre meu projeto da Casa Ecológica, posso dizer que foquei em três pontos principais:Reúso de Água da Chuva, Instalação de Placas Solares, e Arquitetura Bioclimática. É claro que como mostra nos sites acima, existem várias outras formas de reduzir o consumo e viver de maneira mais sustentável, mas isso fica pro meu projeto final ! :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios