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Terminal de Kai Tak Cruise será novo marco de Hong Kong

Uma cerimônia no último dia 12 de abril marcou o início da construção do novo Terminal de Kai Tak Cruise em Hong Kong. Reinventando o espaço do antigo aeroporto de Kai Tak como um dos principais terminais de cruzeiros do mundo, o projeto acrescentará um novo terminal intermodal sustentável à cidade e um dos principais destinos de entretenimento para seus habitantes.
O terminal é arranjado a partir de três níveis principais
O local situado na ponta ao sudoeste da velha pista, tem uma ampla visão da entrada oriental do porto de Hong Kong, enquadrando tanto Ilha de Hong Kong como Kowloon. O terminal tem uma grande pegada retangular e é arranjado a partir de três níveis principais, acentuados por quatro átrios que projetam profundamente a luz do dia dentro do edifício. Um passeio para pedestres projeta-se do terminal, abrindo-se para um grande jardim suspenso público, com espaços para piqueniques abertos e protegidos, e também eventos com jantares formais ao ar livre, tais como banquetes de casamento, tudo isso tendo como pano de fundo uma atordoante vista da cidade.
Os átrios projetam a luz do dia para dentro do edifício
Os átrios projetam a luz do dia para dentro do edifício
O terminal terá a capacidade de movimentar um total de 8.400 passageiros e 1.200 tripulantes e o no seu projeto já estão previstas as exigências de uma nova geração de navios, já sendo projetados no momento. O interior espaçoso, que mede cerca de 70 metros, é altamente flexível. As áreas de afluência podem ser convertidas em locais de eventos e exposições, apoiadas pela larga variedade de restaurantes e lojas do terminal. Isto assegura uma ocupação do edifício durante o ano inteiro, podendo ser utilizado totalmente na baixa estação. O projeto sustentável combina um grande número de estratégias para economia de energia além da geração a partir de fontes renováveis, bem como reaproveitará a água da chuva para resfriamento.
Projeto: Edifício do Terminal de Kai Tak Cruise
Ano: 2010 – 2013
Posição: Hong Kong
Tipologia: Transporte
Programa: Inaugurar em 2013
Contratante: Dragages Hong Kong
Construção: Design & Building
Área Construída: 143.600 metros quadrados
Área do terreno: 76.000 metros quadrados
Altura do edifício: 40 metros
Número de andares: 3
Área de lojas: 5.600 metros quadrados
Estrutura: Concreto
Revestimento: chapas de alumínio PVF2 / unidades envidraçadas curvas
Sustentabilidade: HK BEAM Platinum
Comprimento: 675 metros
Profundidade da água: 13 metros
Extensão da esteira rolante: 850 metros
Movimento máximo de passageiros: 8400 passageiros
Créditos do projeto
Arquitetura: Foster + Partners
Norman Foster, David Nelson, Spencer de Grey, Luke Fox, Jonathan Parr, Richard Hawkins, Brian Timmoney, Randy Liekenjie, Steven Chiu, Daniel Pang, Benedict Lu, Simon Mok, Lawrence Wong, Howard Chung, Lea Faber, Veronica Kan, Marian Lee, Connie Luk, Eric Po, Stanley Pun, Reine Kit Shun Wong, Yan Ting (Joyce) Chan
Cliente: Hong Kong SAR Architectural Services Department
Arquiteto Executivo: Wong Tung & Partners Ltd.
Engenharia Estrutural: AECOM
Engenharia Mecânica: AECOM
Paisagismo: AECOM
Design de interiores: Barrie Ho Architecture Interiors Ltd.
Design das lojas: Benoy
Projeto de Wayfinding: Graphia
Consultor de incêndio: AECOM
Consultor de Fachada: ALT
Contratante Principal: Dragages Hong Kong
Planejamento do Terminal: Passenger Terminal Amsterdam

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