Pular para o conteúdo principal

Uma Casa Zero Energia líquida em Cape Cod.


A frente envidraçada oferece ampla vista da praia e do poente
A frente envidraçada oferece ampla vista da praia e do poente
A ZeroEnergy Design recebeu um interessante pedido de um cliente. A família queria um projeto de casa de praia ambientalmente correta em Cape Cod, Massachusetts, Estados Unidos. O detalhe é que o sítio a ser implantada a casa possuia algumas características especiais: ficava em um lote estreito, em condições ambientalmente sensíveis mas com uma magnifica vista na face Oeste.
Os clientes eram um casal de médicos, atuando em diferentes ramos da medicina, com uma grande família, composta de sete filhos e netos. Residindo na área central de Boston, seu plano é passar os verões e finais de semana no Cabo. Sua residência de Boston consegue alojar apenas alguns dos seus filhos, portanto a casa de praia deveria ser capaz de alojar todos os sete filhos, cônjuges e netos, o que exigia um grande número de quartos. Toda a família irá se reunir na casa durante os verões e férias, enquanto o casal a usará nos finais de semana durante todo o ano.
O planejamento quanto à extrema variação na ocupação foi o primeiro problema colocado para os projetistas. A casa é dividida em uma área social e uma área de dormir. A área de dormir ficou em um módulo com vários quartos e banheiros para alojar a família inteira. A área social inclui cozinha, salas de jantar e estar, bem como uma suíte master, ou seja, tudo o que o casal precisa para quando o resto da famíla não esteja na casa. Esta divisão em zonas permite que a área de dormir seja fechada durante a maior parte do ano, reduzindo o uso de energia.
O local tem uma visão espetacular da praia e do poente. A área de orientação, de frente para o Oeste, foi envidraçada para capturar esta visão, o que certamente não é ideal para a eficiência energética. O formato estreito do lote, combinado com as limitações de metragem, e o óbvio desejo do cliente de manter a vista da praia tornou a vitrificação inevitável. O projeto de restante do envelope certamente compensa a visão luxuosa.
Para reduzir custos operacionais a casa foi dividida em duas alas
Para reduzir custos operacionais a casa foi dividida em duas alas
A construtora usou framing de caibro vertical duplo que permite uma camada contínua de isolamento em espuma. O sistema geotérmico, ligado a um sistema radiante, fornece aquecimento e resfriamento durante todo o ano. Além de equipamentos energeticamente eficientes e aquecedores de água, a ZeroEnergy Design trabalhou com os consultores de iluminação Light Th!s para assegurar que todos os espaços sejam bem iluminados, usando instalações também eficientes. O cliente decidiu minimizar a dependência de combustíveis fósseis. O propano será usado apenas para cozinhar. Não há uso de gás natural.
No telhado foram instalados grandes painéis fotovoltaicos para compensar o uso de energia da rede. Um sistema de baterias de apoio e de gestão de energia armazenarão a eletricidade gerada pelos painéis solares para assegurar as funções básicas da casa em blecautes sem o uso de um gerador a gás. A combinação do projeto de envelope de um edifício eficiente com o sistema de geração solar permitirão à casa produzir quase tanta energia quanto aquela que usa durante o decorrer do ano!
Também se fez escolhas que promoverão a qualidade do ar interior. Os revestimentos são em ardósia, bambu e concreto polido, desprezando qualquer tecido de tapetes que poderiam reter pó, ácaros e umidade. O revestimento de bambu, além de rapidamente renovável, foi fixado com colas não-tóxicas. O isolamento das paredes interiores e pisos, facilitarão a instalação e funcionamento do sistema radiante, além de não conter formaldeído. Um sistema de troca de ar com recuperação de energia fornecerá ar fresco e limpo durante todo o ano.
Painéis fotovoltaicos fornecem mais energia do que a casa consome
Painéis fotovoltaicos fornecem mais energia do que a casa consome
Finalmente, os acabamentos exteriores permitirão à casa passar por uma tradicional residência de Cape Cod, cinzenta e integrada às dunas. O paisagismo incorporou plantas nativas que previnem a erosão e dispensam irrigação. Elas foram cuidadosamente selecionadas pelo consultor em paisagismo, Heimarck & Foglia.
Ampla sala de estar para acomodar toda a família
Ampla sala de estar para acomodar toda a família
Informações
Metragem: 1.900 metros quadrados
Área de dormir
Quartos: 7
Banheiros: 8

Casa principal
Cozinha profissional, pisos radiantes, sala de ginástica,deck estendido para a praia, home theater, duas suítes master, duas vagas para carro
Energia
Próximo de zero energia líquida, sistema fotovoltaico, aquecimento e resfriamento geotérmico, água quente instantânea, isolamento de espuma, recuperador de calor
Saúde
Sistema de troca de ar, materiais de baixo a nenhum composto orgânico volátil (VOC)
Conservação
Entrada permeável para carros, instalações para conservação de água, materiais renováveis, materiais de fácil manutenção, Xeriscaping (paisagismo amigável, com plantas nativas e que não requerem rega)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios