Pular para o conteúdo principal

Convertible House: uma casa de baixo custo

  O projeto teve de adaptar-se ao rigoroso inverno da região
O projeto teve de adaptar-se ao rigoroso inverno da região
A criação da Convertible House perseguiu um projeto ambientalmente sustentável, durável, de custo competitivo, baixo consumo de energia personificada e alta segurança. Uma solução resistente e perfeita para localidades rurais e costeiras.
O projeto, a localização e a construção da Convertible House expõem uma abordagem única de eficiência energética, redundando em uma construção que apresenta-se como verdadeiro vernáculo do entorno.
A propriedade rural é localizado em uma zona temperada fresca em Newbury, perto de Trentham, zona caracterizada por propriedades rurais. Esta região de Victoria, Austrália, é marcada por invernos muito rigorosos, com temperaturas de verão de médias a quentes. Por isso, o projeto teve que compreender os aspectos rurais, além de satisfazer as condições ditadas por invernos predominantemente frios.
A orientação do local providenciou o acesso ao calor, enquanto a condição da massa da construção captura o sol de inverno. Projetando um “coletor solar” centralizado alcançou-se uma distribuição do calor por todas as partes da casa.
Com isto a casa provê o necessário conforto para que seus ocupantes sobrevivam aos períodos frios com baixos custos.
convertiblehouse_5
Painéis laterais favorecem não só ao fluxo de ar necessário, como também calor.

O projeto do edifício busca diminuir o seu impacto no ambiente, ao mesmo tempo que lhe presta uma homenagem estética.
Vencedor do Prêmio Best Energy Efficient Design – Residential outorgado pela Building Designers Association Victoria, a Convertible House ganhou, também, os prêmios de “Melhor uso ambientalmente sustentável residencial” pelo projeto mais inovador de aço, e “Uso mais inovador da eficiência da água”.
convetiblehouse_3
O projeto pode ser resumido como:
Ambientalmente sustentável
Durável
Semi-pré-fabricado
Preço competitivo
Energia de baixo consumo personificada
Alta segurança
Resistente a fogo
Flexível (Convertible House se refere à tranquilidade com a qual a configuração pode ser alterada porque não há nenhuma parede interna que carrega a carga)

O projetista Kevin Starling e a sua família vivem permanentemente na Convertible House.
convertiblehouse_4
Projeto e construção: Designology Pty Ltd
Fotografia: Denise Stewart & Kaye Crole

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Telhado de Bambu

É muito resistente quando devidamente tratado, com uma estética linda e, não se utiliza só como cobertura, mas como vedação (paredes).  Quando os bambus não são tratados, o sol e a chuva os tornam fragilizados, criando fungos e ressecamento, a durabilidade é de uns 2 ou 3 anos, dependendo da região. Mas, se souber colher no dia certo (não caruncha e dura bastante) e aplicar um spray impermeável, a duração será muito maior que três anos *Dica:  - popularmente, a lua minguante (4ºdia) é conhecida como a melhor lua para se cortar os colmos (caule) de bambu.  - Use sulfato de cobre. Fonte: Brincadeira Sustentável