Pular para o conteúdo principal

Convertible House: uma casa de baixo custo

  O projeto teve de adaptar-se ao rigoroso inverno da região
O projeto teve de adaptar-se ao rigoroso inverno da região
A criação da Convertible House perseguiu um projeto ambientalmente sustentável, durável, de custo competitivo, baixo consumo de energia personificada e alta segurança. Uma solução resistente e perfeita para localidades rurais e costeiras.
O projeto, a localização e a construção da Convertible House expõem uma abordagem única de eficiência energética, redundando em uma construção que apresenta-se como verdadeiro vernáculo do entorno.
A propriedade rural é localizado em uma zona temperada fresca em Newbury, perto de Trentham, zona caracterizada por propriedades rurais. Esta região de Victoria, Austrália, é marcada por invernos muito rigorosos, com temperaturas de verão de médias a quentes. Por isso, o projeto teve que compreender os aspectos rurais, além de satisfazer as condições ditadas por invernos predominantemente frios.
A orientação do local providenciou o acesso ao calor, enquanto a condição da massa da construção captura o sol de inverno. Projetando um “coletor solar” centralizado alcançou-se uma distribuição do calor por todas as partes da casa.
Com isto a casa provê o necessário conforto para que seus ocupantes sobrevivam aos períodos frios com baixos custos.
convertiblehouse_5
Painéis laterais favorecem não só ao fluxo de ar necessário, como também calor.

O projeto do edifício busca diminuir o seu impacto no ambiente, ao mesmo tempo que lhe presta uma homenagem estética.
Vencedor do Prêmio Best Energy Efficient Design – Residential outorgado pela Building Designers Association Victoria, a Convertible House ganhou, também, os prêmios de “Melhor uso ambientalmente sustentável residencial” pelo projeto mais inovador de aço, e “Uso mais inovador da eficiência da água”.
convetiblehouse_3
O projeto pode ser resumido como:
Ambientalmente sustentável
Durável
Semi-pré-fabricado
Preço competitivo
Energia de baixo consumo personificada
Alta segurança
Resistente a fogo
Flexível (Convertible House se refere à tranquilidade com a qual a configuração pode ser alterada porque não há nenhuma parede interna que carrega a carga)

O projetista Kevin Starling e a sua família vivem permanentemente na Convertible House.
convertiblehouse_4
Projeto e construção: Designology Pty Ltd
Fotografia: Denise Stewart & Kaye Crole

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt