Grande parte dos centros urbanos cresce em áreas próximas a rios, lagos e outras fontes de água. Portanto, por que não pensar em casas ecológicas adequadas a esses ambientes? Foi isso o que fizeram os profissionais do Heck Yes Design: uma casa auto-suficiente planejada para locais aquáticos.
A Uboat é uma residência flutuante capaz de gerar sua própria energia e produzir sua própria água potável. Todo o barco é alimentado por três painéis solares de 180 Watt 16 Volt e a temperatura interna é regulada por meio de um sistema geotérmico, que troca o calor da água com o chão de casa – e vice-versa.
Para resolver os problemas de saneamento, o barco está equipado com um sanitário especial, que queima os resíduos em vez de enviá-los ao esgoto. Já para produzir água que será utilizada nos afazeres domésticos, os futuros donos da casa terão duas opções.
A primeira é coletar a água da chuva em um recipiente especial localizado no barco, filtrá-la e utilizá-la como água potável. Em sua capacidade máxima, o tanque é capaz de fornecer água para a casa durante um ano.
Já para a água cinza (usada para lavar a área externa da casa e carros, na descarga, etc), o barco utiliza uma bomba que traz a água do local onde está flutuando para dentro de casa.
Um desenho que preza pela iluminação e ventilação natural compõe o ambiente interno. Assim, quarto, sala, banheiro e cozinha se integram de forma simples, eficiente e sustentável.
Os criadores não informaram o que será feito com os resíduos sólidos produzidos pelos moradores nem se o projeto sairá do papel.
Fonte: EcoD
Comentários
Postar um comentário