Pular para o conteúdo principal

Casa Ecológica

“Construções bioclimáticas, arquitetura sustentável, ecovilas, green buildings, bioconstrução, permacultura, construção ecológica e empreendimentos verdes são temas bastante discutidos hoje. Com a preocupação cada vez maior com as questões ambientais, parecem ter sido inventados há pouco tempo, porém, muito do que permeia tais conceitos vem sendo utilizado pelo ser humano desde os primórdios.”
Links:
 IDHEA – Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica
 CBCS - Conselho Brasileiro de Construção Sustentável
 IPEMA – Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica
→ Obra Limpa – Site de Empresa pioneira na implantação do processo de gestão de resíduos da construção civil em canteiros de obras no brasil.
→ Lab EEE – Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina.
→ Digital Drops – Conheça algumas novidades tecnológicas que permitem deixar sua vida mais sustentável.
 Ecocentro – Reúne soluções sobre água, energia, saneamento, alimentação e habitação. Faça uma visita virtual ao Instituto localizado em Pirenópolis, Goiás.
→ Casa.Com.Br -  Site em parceria da revista Casa Cláudia com Arquitetura & Construção, Veja a sessão de sustentabilidade.
→ EcoCasa - Soluções para sua casa: coleta da água da chuva, tratamento de esgoto, aquecimento solar, energia solar, energia eólica e materiais de construção ecológicos.
→ Eficiência Energética – Conselhos para economizar energia em cada cômodo da sua casa.
→ Arte em Pneus – Reutilização de pneus velhos para criação de poltronas, puffs, bancos, cestas, entre outros.
→ Casa Ecológica – Como Construir – Projetos e dicas de como construir a sua.
• Projetos
 Casa Eficiente – Visita virtual, vídeos, animações, e explicações técnicas sobre o projeto. Site em parceria da UFSC, Eletrosul, Eletrobrás e Procel.
 Casa Autônoma – Soluções bioclimáticas, Fotos e Plantas. Prova de que sua casa pode ser bonita e ecológica ao  mesmo tempo. Recebeu o 1o lugar do Prêmio Procel de 2002-2003 na categoria edificações.
→ Planeta Orgânico – Projeto detalhado de Casa Ecológica com conforto, tecnologia e coerência com os princípios ambientais.
→ Exemplos de Construções Sustentáveis – BedZED, Torre Hearst, The Solaire, Rochaverá Corporate Towers, Colégio Cruzeiro, Fórum Chriesbach Eawag-Empa
•Arquitetura Bioclimática
→ Lab EEE
→ Eco Arkitekt – Arquitetura Bioclimática e Eficiência Energética
→ Vidro.Inf - Como o vidro pode ser um aliado da Arquitetura Bioclimática.
• Catálogos de Produtos Ecológicos
 Catálogo Sustentável - Informações sobre produtos e serviços avaliados a partir de critérios de sustentabilidade pela GVces
• Produtos de Baixo Consumo
→ Deca – Destaque para a linha de termostatos de monocomando para torneiras e chuveiros, permitindo que você regule a temperatura da água.
→ Docol – Destaque para as descargas com duas divisões para dois volumes diferentes de água: um para limpeza parcial (líquidos) e outro para limpeza total (sólidos), racionalizando o consumo de água.
• Telhado Verde
→ Eco Telhado – Descubra os benefícios de ter um telhado verde na sua casa! Além de proporcionar isolação térmica, esta técnica possibilita a redução do calor da cidade e de enchentes.
→ AQR Fórum – Porquês do telhado verde no meio urbano.
• Coleta da Água da Chuva
→ Agua-de-Chuva – Entenda como e porque coletar a água da chuva para utilizá-la em atividades que não exijam água potável, em vasos sanitários, máquinas de lavar, e serviços de limpeza. Além disso, no site você encontra como funciona o sistema de coleta e armazenamento da 3P Technik.
 Planeta Sustentável
 How Stuff Works
• Livros
→ Manual do Arquiteto Descalço – Livro excelente de Johan Van Lengen sobre construção ecológica. Consulte o índice para mais detalhes.

→ Coleção Habitare – São 7 volumes que abordam temas sobre a construção ecológica, inovação tecnológica, gestão habitacional, utilização de resíduos, entre outros..

• Artigos do Meu Mundo Sustentável

→ Casa Ecologicamente Correta (Sites)

→ Casa Ecologicamente Correta – 2

Diretrizes para uma construção sustentável (hsw):
  • Pensar em longo prazo o planejamento da obra
  • Eficiência energética
  • Uso adequado da água e reaproveitamento
  • Uso de técnicas passivas das condições e dos recursos naturais
  • Uso de materiais e técnicas ambientalmente corretas
  • Gestão dos resíduos sólidos. Reciclar, reutilizar e reduzir
  • Conforto e qualidade interna dos ambientes
  • Permeabilidade do solo
  • Integrar transporte de massa e/ou alternativos ao contexto do projeto.
Sistemas e Materiais Ecológicos:
01- argamassas ecológicas;
02- blocos cerâmicos e blocos de concreto reciclado;
03- cal obtida sem emissão de gás carbônico;
04- cimentos fabricados com resíduos industriais;
05- colas de base d’água;
06- base vegetal e sem odor;
07- energia eólica;
08- energia solar;
09- mini-estações de tratamento e reúso de água e esgoto;
10- painéis divisórios reciclados e de resíduos vegetais;
11- paisagismo sustentável;
12- pisos ecológicos;
13- resinas ecológicas e à base de água;
14- sistemas de captação e aproveitamento de água de chuva;
15- sistemas para controle e gestão dos resíduos domésticos;
16- telhas e cumeeiras recicladas;
17- tijolos sustentáveis;
18- tintas atóxicas;
19- tubos e conexões de plástico atóxico ( sem PVC) e de plástico reciclado;
20- vernizes ecológicos.
  • O que é um Projeto Sustentável
  • Princípios básicos que devem nortear o projeto
  • Construção sustentável custa mais caro?
  • Cenário da Construção Civil e Conceito de Construção Sustentável
  • O que são materiais ecológicos?


Comentários

  1. ótimas dicas, vou usar na hora de ir na loja onde comprar material eletrico barato sp, muito bom esse post, recomendo a leitura, muito útil para todos que querem construir

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt