Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

30 de set de 2011

Uma residência energeticamente eficiente em Dallas



A casa alonga-se pelo leixo leste-oeste maximizando o aproveitamento do terreno
(crédito: Chuck Smith Photography)
UR22 Residence é o nome que foi dado a uma casa energeticamente eficiente, localizada em uma reserva urbana em Dallas, Texas. Projetada em 2008 pelo estúdio Vincent Snyder Architects, possui  cerca de 370 metros quadrados e atende às demandas do cliente por amplo espaço para sua família e para as diversas atividades relacionadas, tanto ao trabalho quanto ao lazer, com ênfase especial na preservação do meio ambiente e baixo consumo de energia.
O exterior é realmente impressionante. A casa se sobressai no contexto pouco construído em que está inserida. O interior é composto por espaços generosos e arejados e o forte uso de madeira, dentro e fora, transmite calor e hospitalidade. Suas formas dinâmicas, distribuídas por um pé direito duplo, se assentam sobre uma laje de concreto. A estrutura é feita de vigas e pilares de madeira clara à vista.
A casa sobressai-se na área onde está assentada
(crédito: Chuck Smith Photography)
Com paredes relativamente opacas no norte, leste e oeste, o UR22 Residence alonga-se pelo eixo leste-oeste para maximizar a área edificável no estreito terreno. A grande extensão de vidros de alta eficiência na parede sul aumenta a sensação de interpenetração entre o espaço interior e o jardim externo, permitindo um fluxo fácil através das fronteiras. O envelope de ardósia é configurado para controlar o intenso sol do Texas, ao mesmo tempo que brises protegem os espaços exteriores, ajudando a resfriar o segundo andar.
Esta casa energeticamente eficiente usa apenas a metade da quantidade de energia por metro quadrado de uma casa tradicional, tendo recebido a certificação LEED Gold. Na sua construção foram utilizados materiais renováveis, está equipada com bombas de calor que usam o solo como fonte de calor, tem captação de águas pluviais, painéis solares para aquecimento de água e forte incidência de iluminação e ventilação naturais.
Localização: Dallas, Texas, EUA
Equipe do Projeto: Vincent Snyder, Jon Geib
Engenheiro estrutural: Lobsinger & Potts Structural Engineer Inc.
Construção: Urban Edge Developers
Ano do projeto: 2007
Área do Projeto: 1200 m2
Fotos: Chuck Smith Photography

Fonte: e/a