Pular para o conteúdo principal

Departamento de energia dos EUA impulsiona nova tecnologia solar

Usina produzirá energia elétrica 24 horas por dia

Usina termo solar.
(crédito: SolarReserve)
O Departamento de Energia (DOE) dos Estados Unidos concedeu uma garantia de empréstimo condicional de 737 milhões de dólares à empresa SolarReserve para construir uma usina de 110 MW no estado de Nevada, para gerar eletricidade 24 horas por dia. A área ocupada pelo empreendimento, que leva o nome de Crescent Dunes Solar Energy Project, é de 910 hectares (9.100.000 metros quadrados), arrendados do Bureau of Land Management.
Conforme relatado pelo Departamento de Energia, a empresa gerará 500 mil MWh por ano, eletricidade suficiente para abastecer mais de 43.000 casas.
O sistema utilizado pela SolarReserve combina uma tecnologia de sais fundidos com a de transferência de calor usada em motores de combustível líquido de foguetes, em uma torre de armazenamento térmico. A torre, de cerca de 200 metros de altura, contém em sua estrutura um sistema de armazenamento de sal fundido e pode capturar até 17.500 heliostats de energia solar.  
Esquema de funcionamento da tecnologia empregada
(crédito: SolarReserve)

A energia solar é utilizada para aquecer o sal derretido durante o dia, que por sua vez gera o calor que faz girar as turbinas à noite. A SolarReserve é a concessionária exclusiva para esta tecnologia, que passou por testes de laboratório do Departamento de Energia. Este projeto poderá criar mais 600 postos de trabalho no estado.

O Departamento de Energia já distribuiu mais de 30 bilhões de dólares para apoiar 29 projetos de energia limpa. Desse montante, US$ 8 bilhões, ou 26,6%, foram gastos em garantias de empréstimos para projetos de energia solar.

Comentários

  1. "Às vezes, sinto como se eu estivesse empurrando o mundo... Ele não sai do lugar... Mas eu desenvolvo os meus músculos..."

    Obrigado por seu carinho e atenção aos pombinhos do meu blog, e fiquei feliz por ter alimentado os de sua infância. [sorrio]
    Beijo, Rá!

    ResponderExcluir
  2. Foi um prazer ter conhecido seu blog. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios