Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

9 de jun de 2011

Departamento de energia dos EUA impulsiona nova tecnologia solar

Usina produzirá energia elétrica 24 horas por dia

Usina termo solar.
(crédito: SolarReserve)
O Departamento de Energia (DOE) dos Estados Unidos concedeu uma garantia de empréstimo condicional de 737 milhões de dólares à empresa SolarReserve para construir uma usina de 110 MW no estado de Nevada, para gerar eletricidade 24 horas por dia. A área ocupada pelo empreendimento, que leva o nome de Crescent Dunes Solar Energy Project, é de 910 hectares (9.100.000 metros quadrados), arrendados do Bureau of Land Management.
Conforme relatado pelo Departamento de Energia, a empresa gerará 500 mil MWh por ano, eletricidade suficiente para abastecer mais de 43.000 casas.
O sistema utilizado pela SolarReserve combina uma tecnologia de sais fundidos com a de transferência de calor usada em motores de combustível líquido de foguetes, em uma torre de armazenamento térmico. A torre, de cerca de 200 metros de altura, contém em sua estrutura um sistema de armazenamento de sal fundido e pode capturar até 17.500 heliostats de energia solar.  
Esquema de funcionamento da tecnologia empregada
(crédito: SolarReserve)

A energia solar é utilizada para aquecer o sal derretido durante o dia, que por sua vez gera o calor que faz girar as turbinas à noite. A SolarReserve é a concessionária exclusiva para esta tecnologia, que passou por testes de laboratório do Departamento de Energia. Este projeto poderá criar mais 600 postos de trabalho no estado.

O Departamento de Energia já distribuiu mais de 30 bilhões de dólares para apoiar 29 projetos de energia limpa. Desse montante, US$ 8 bilhões, ou 26,6%, foram gastos em garantias de empréstimos para projetos de energia solar.