Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

28 de jun de 2011

Comunidade constrói biblioteca com caixas de cerveja

Com a ajuda dos arquitetos, os próprios moradores construíram a biblioteca ao ar livre, reaproveitando mais de mil caixas de cerveja. l Imagem: Anja Schlamann / KARO Architecture
 
Um bairro praticamente abandonado na cidade de Magdeburg, na Alemanha, ganhou nova vida com a construção da biblioteca ao ar livre, que contou com a ajuda dos moradores da comunidade. A matéria-prima usada na edificação foram caixas de garrafas de cerveja.
Em 2005, antes do início da construção da biblioteca, muitos bairros da cidade alemã eram caracterizados por plantas industriais abandonadas e terrenos baldios. Além disso, os índices de desemprego estavam altos e muitas pessoas buscavam refúgios em outras cidades.
Esse cenário foi utilizado pelo escritório de arquitetura alemão Karo como ponto de partida para uma intervenção e nova experiência urbanística. Inicialmente a comunidade adaptou uma loja antiga como biblioteca e oficina de construção. Neste espaço os primeiros livros foram recolhidos e surgiram as ideias para transformar o local também.
Com a ajuda dos arquitetos, os próprios moradores construíram a biblioteca ao ar livre, reaproveitando mais de mil caixas de cerveja. A alternativa é duplamente sustentável, primeiro pelo fato de que reaproveitou um material que possivelmente seria descartado e depois por não necessitar de matérias-primas comuns à construção civil e altamente poluentes.
Com ações locais e posteriormente com o apoio governamental, a biblioteca ao ar livre de Magdeburg conseguiu arrecadar 20 mil livros. Além de ser um refúgio para os apaixonados pela leitura, a biblioteca, concluída em 2009, se tornou um centro cultural onde ocorrem eventos comunitários e apresentações de bandas jovens.
Fonte: Ciclo Vivo