Pular para o conteúdo principal

São Paulo libera rede wireless gratuita para todo o estado


Com o crescimento da venda de aparelhos smartphone, a prefeitura de São Paulo resolveu instalar internet sem fio em 100 postos que já oferecem acesso gratuito a tecnologias da informação e comunicação. O objetivo do programa Acessa SP é promover acesso a internet a todas as classes e diminuir a desigualdade de informação.
A abrangência da rede wireless será entorno dos postos, que muitas vezes estão disponíveis em praças públicas ou próximos de locais de grande circulação, como estações de metrô. Mas para acessar o sinal, o usuário deve se cadastrar no programa do Estado.
Dos 703 postos de tecnologias da informação e comunicação, 52 estão em fase de implantação do projeto, mas a expectativa é que sejam disponibilizadas outras 50 unidades ainda em 2012.
Os primeiros postos já estão em fase de teste, mas a expectativa é que já estejam liberados para a população no primeiro semestre. O posto mais avançado é o Centro Cultural da Juventude, na Zona Norte de São Paulo.
De acordo com o projeto, nos próximos 10 anos, o Acessa SP deve ganhar 7,6 milhões de novos usuários mas, ao contrário do que se imagina, o perfil médio dos usuários não é um adolescente interessado em redes sociais.
Segundo pesquisa elaborada anualmente pelo programa, jovens entre 25 a 35 anos são os que contabilizam maior número, e utilizam a internet para procurar emprego e buscar conhecimento.
Os usuários que visitam os postos públicos têm acesso a conteúdo educacional e monitoria capacitada, formada por alunos da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo e, no interior, por profissionais a cargo das prefeituras. Nos dois casos os monitores passam por ciclo de capacitações.

Fonte: Portal EcoD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Telhado de Bambu

É muito resistente quando devidamente tratado, com uma estética linda e, não se utiliza só como cobertura, mas como vedação (paredes).  Quando os bambus não são tratados, o sol e a chuva os tornam fragilizados, criando fungos e ressecamento, a durabilidade é de uns 2 ou 3 anos, dependendo da região. Mas, se souber colher no dia certo (não caruncha e dura bastante) e aplicar um spray impermeável, a duração será muito maior que três anos *Dica:  - popularmente, a lua minguante (4ºdia) é conhecida como a melhor lua para se cortar os colmos (caule) de bambu.  - Use sulfato de cobre. Fonte: Brincadeira Sustentável 

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio...