Fotos: Divulgação
Por acaso já se imaginou no fundo de um mar que tivesse animais marinhos de diversas cores, tamanhos e origens, sem nem se molhar? Os visitantes do Water Cube, um aquário gigante em forma de cubo, terão uma sensação bem parecida. O cubo faz parte de uma exposição mundial para celebrar a harmonia dos cinco oceanos e a importância da preservação da fauna e flora marinhas, que acontecerá ainda este ano na cidade de Yeosu, Coreia do Sul.
A estrutura do aquário é vazada (como mostra a foto acima), proporcionando o espaço necessário para as pessoas circularem no ambiente rodeado por água. Constituído por várias bacias empilhadas, o cubo foi criado para mostrar os aspectos diversos dos cinco oceanos: mares, zonas tropicais, manguezais, recifes e outros.
E a sustentabilidade não está somente na teoria. As simulações do movimento e da temperatura das águas foram projetadas para acontecerem com ajuda do meio ambiente: cortinas controlam a penetração de raios ultravioleta (UV) e células solares fotovoltaicas geram a energia para a circulação de água e a geração de luz na edificação.
Com o intuito de causar o menor impacto ambiental possível, o aquário foi projetado para poder ser reutilizado após a exposição. As salas formadas pela estrutura podem facilmente ser adaptadas para um teatro, sala de concerto, espaço cerimonial, museu e até mesmo escritório.
O projeto foi idealizado pela agência holandesa MVRDV, em parceira com o governo sul-coreano.
Fonte: PortalEcoD
Comentários
Postar um comentário