Trazer o verde para dentro de casa é uma das maneiras mais agradáveis de transformar os ambientes. E não é preciso ter um grande quintal para isso. Mesmo em apartamentos, varandas pequenas ou áreas com pouco espaço, um jardim vertical pode ser uma excelente alternativa para aproximar a natureza do dia a dia. Além de valorizar a decoração, os jardins verticais aproveitam paredes e espaços que muitas vezes ficariam vazios, criando uma solução funcional, bonita e alinhada aos princípios de uma habitação mais sustentável. Por que investir em um jardim vertical? Em cidades cada vez mais urbanizadas, a presença de plantas nos ambientes pode contribuir para criar espaços mais agradáveis e acolhedores. Um jardim vertical transforma uma simples parede em um elemento vivo, trazendo textura, cor e uma sensação de conexão com a natureza. Entre as principais vantagens estão: melhor aproveitamento dos espaços; valorização estética de paredes internas e externas; possibilidade de cultivar diferentes ...
Foto: Divulgação
Quem for descansar no Hotel Büller, em Maringá, além do relaxamento leva na bagagem de volta uma semente ambiental. É que, após a estadia, o estabelecimento entrega ao hóspede uma garrafa Pet contendo terra fertilizada e instruções sobre a reutilização da embalagem. Além disso, o hotel está construindo um viveiro de plantas para que o visitante participe do plantio no próprio local.
Os cuidados com o meio ambiente no estabelecimento não param por aí, envolvem procedimentos como redução do uso de sacos plásticos, recolhimento seletivo e reaproveitamento de lixo orgânico e inorgânico. Ainda há horta, herbário, trilha ecológica, acessibilidade para pessoas com deficiências e gerador de energia próprio.
Em uma região com mais de 200 meios de hospedagens, o Hotel Büller sempre tentou oferecer o conforto aos hóspedes com o mínimo de danos ao meio ambiente. No entanto, mesmo com piscinas, quadra de tênis e outras comodidades, a ideia de oferecer somente 20 chalés, com a capacidade para 65 hóspedes, quase comprometeu o ideal sustentável da empresa fundada em 1931.
O gerente-executivo do hotel, Rogério Bühler, afirmou que, para preservar a sobrevivência do hotel, começou a pensar em aumentar a área construída da propriedade – 25 mil m² da área total de 175 mil m², o restante é reserva ecológica.
Contudo, após realizar uma consultoria com o Sebrae, o empresário decidiu investir ainda mais na ideia e apostou na sustentabilidade como um diferencial.
Segundo ele, foram abertas novas possibilidades: construir um hotel-escola para suprir a demanda de mão de obra qualificada, sensibilizar ainda mais o hóspede para os cuidados com o meio ambiente e servir como espaço para eventos. Assim, surgiu a ideia da terra fertilizada na garrafa pet e o empresário vislumbrou que o ponto forte do hotel era a proposta de um estilo de vida e não apenas hospedagem.Com informações da Agência Sebrae. Via: Portal EcoD
Comentários
Postar um comentário