Os idealizadores do projeto, Niro Higuchi e Angeline Ugarte/Foto: Semmas/Divulgação
Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) colocou o tema mudanças climáticas na formação de alunos do ensino fundamental médio.
O piloto Projeto CO2 de Monitoramento de Carbono em Áreas Demonstrativas consiste na realização de medições do crescimento de mudas alvo de replantios e de árvores adultas que integram unidades de conservação municipais.
As atividades serão realizadas por alunos do 8º e 9º ano de escolas da Zona Norte e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé. As árvores analisadas permitirão quantificar o volume de carbono aprisionado, ao final do período de medições.
Dessa forma, será possível informar quanto um fragmento específico de floresta realiza em termos de serviços ambientais, de forma demonstrativa. O resultado poderá ser ampliado para outras áreas.
De acordo com o idealizador do projeto e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Niro Higuchi, a iniciativa tem como principal finalidade "possibilitar a democratização de informações relativas às mudanças climáticas que até então ficavam restritas ao meio científico".
Fonte: Portal EcoD
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