Pular para o conteúdo principal

Spaceport América

Um primeiro passo para o turismo espacial


O projeto remete à anatomia das naves espaciais
(crédito: Divulgação)
O Foster + Partners, em conjunto com a equipe URS, venceu o concurso internacional para a construção do primeiro aeroporto espacial privado do mundo:The New Mexico Spaceport Authority Building.  A forma sinuosa do edifício, inserido na paisagem desértica, e seus espaços interiores, procuram capturar o clima de mistério e drama de um vôo espacial em si, articulando a emoção de uma viagem para os primeiros turistas espaciais.
O projeto orientou-se por produzir um impacto mínimo no meio ambiente, constituindo-se em primeira instalação do tipo e um modelo para o futuro. Implantado na paisagem desértica do Novo México, o Spaceport é visto a partir da histórica trilha Camino El Real, e sua forma orgânica assemelha-se uma elevação da paisagem. Usando materiais locais e técnicas de construção regional o projeto, além de sustentável, mostrou preocupação com seu entorno.

O complexo insere-se na paisagem desértica do Novo México
(crédito: Divulgação)
Organizado em um plano altamente eficiente e racional, o Spaceport foi concebido para se relacionar com as dimensões de uma nave espacial. Há também um cuidadoso equilíbrio entre a acessibilidade e privacidade. As áreas dos astronautas e os espaços públicos estão totalmente integrados com todo o resto do edifício para transmitir a emoção das viagens espaciais. As zonas mais sensíveis - como a sala de controle - são visíveis, mas com acesso limitado.
Visitantes e astronautas entram no edifício através de um canal profundamente recortado na paisagem. Os muros de contenção formam um espaço de exposição que documenta a história da região e seus colonos, ao lado da história da exploração espacial. O forte eixo linear conduz, no nível das galerias, até o super hangar,  que abrigará a nave espacial e a sala de simulação, ligando-se ao edifício do terminal.
Projetado para ter o mínimo de pegada de carbono e poucas exigências de energia adicional, o regime foi concebido para alcançar a certificação Platinum do LEED. A forma de baixa altitude, escavada na paisagem, permite explorar a massa térmica, amortecendo o impacto dos extremos climáticos do Novo México no edifício, bem como para captar os ventos de oeste para ventilação. A luz natural entra por clarabóias, com uma fachada envidraçada reservada para a construção do terminal, explorando um vista privilegiada da pista.
Inaugurado recentemente por Sir Richard Branson, fundador de Virgin Galactic, do terminal partirão os primeiros turistas espaciais. Mais de 450 pessoas, em todo o mundo, já fizeram suas reservas para os primeiros vôos. O desenvolvimento do projeto teve início em 2006.
Fonte: Portal EA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios