Um primeiro passo para o turismo espacial
O Foster + Partners, em conjunto com a equipe URS, venceu o concurso internacional para a construção do primeiro aeroporto espacial privado do mundo:The New Mexico Spaceport Authority Building. A forma sinuosa do edifício, inserido na paisagem desértica, e seus espaços interiores, procuram capturar o clima de mistério e drama de um vôo espacial em si, articulando a emoção de uma viagem para os primeiros turistas espaciais.
O projeto orientou-se por produzir um impacto mínimo no meio ambiente, constituindo-se em primeira instalação do tipo e um modelo para o futuro. Implantado na paisagem desértica do Novo México, o Spaceport é visto a partir da histórica trilha Camino El Real, e sua forma orgânica assemelha-se uma elevação da paisagem. Usando materiais locais e técnicas de construção regional o projeto, além de sustentável, mostrou preocupação com seu entorno.
Organizado em um plano altamente eficiente e racional, o Spaceport foi concebido para se relacionar com as dimensões de uma nave espacial. Há também um cuidadoso equilíbrio entre a acessibilidade e privacidade. As áreas dos astronautas e os espaços públicos estão totalmente integrados com todo o resto do edifício para transmitir a emoção das viagens espaciais. As zonas mais sensíveis - como a sala de controle - são visíveis, mas com acesso limitado.
Visitantes e astronautas entram no edifício através de um canal profundamente recortado na paisagem. Os muros de contenção formam um espaço de exposição que documenta a história da região e seus colonos, ao lado da história da exploração espacial. O forte eixo linear conduz, no nível das galerias, até o super hangar, que abrigará a nave espacial e a sala de simulação, ligando-se ao edifício do terminal.
Projetado para ter o mínimo de pegada de carbono e poucas exigências de energia adicional, o regime foi concebido para alcançar a certificação Platinum do LEED. A forma de baixa altitude, escavada na paisagem, permite explorar a massa térmica, amortecendo o impacto dos extremos climáticos do Novo México no edifício, bem como para captar os ventos de oeste para ventilação. A luz natural entra por clarabóias, com uma fachada envidraçada reservada para a construção do terminal, explorando um vista privilegiada da pista.
Inaugurado recentemente por Sir Richard Branson, fundador de Virgin Galactic, do terminal partirão os primeiros turistas espaciais. Mais de 450 pessoas, em todo o mundo, já fizeram suas reservas para os primeiros vôos. O desenvolvimento do projeto teve início em 2006.
Fonte: Portal EA
Comentários
Postar um comentário